Fraude no INSS: 473,9 mil pessoas não reconheceram descontos nesta quarta; 41 entidades foram contestadas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu 480.660 acessos de aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios, até às 16h desta quarta-feira (14).

Desses, 473.940 informaram não reconhecer o vínculo com a organização associativa e pediram o ressarcimento — o que corresponde a 98,6% dos requerentes.

Outros 6.720 beneficiários reconheceram o desconto e, portanto, não finalizaram uma solicitação para receber o dinheiro de volta.

Este foi o primeiro dia em que os beneficiários do INSS puderam notificar o órgão de que podem ter sido vítimas do esquema de fraudes revelado em operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União, no último mês.

As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa com o presidente do INSS, Gilberto Waller, e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção.

Segundo o presidente do órgão, 41 entidades foram contestadas, ou seja, não foram reconhecidas pelos cidadãos que tiveram valores descontados. Esse número corresponde a todas as associações cadastradas.

O INSS encaminhou um ofício para que elas informem a comprovação desse vínculo em um prazo de 15 dias úteis. Caso o desconto não seja justificado, as instituições associativas terão de efetuar um pagamento para ressarcir esses valores retirados irregularmente.

” Esse pagamento não vai para a conta do segurado, vai para o Tesouro e o INSS vai ressarcir em folha. Não informe nada a ninguém, não assine nada, não dê qualquer tipo de informação. O pagamento não vai para a conta do segurado, vai para o INSS. O INSS vai pagar o segurado por meio do benefício”, frisou Waller.

O presidente do órgão afirmou ainda que o INSS está monitorando os canais de atendimento e verificando se será necessário abrir outras possibilidades de contato com os cidadãos.

“Lembrando que esse pedido não tem prazo para terminar, não precisa ter uma correria, ele não tem prazo para findar. Uma das coisas que o INSS se compromete com todos: nenhuma comunidade vai ser alojada, retirada desse procedimento”.

Fonte: g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.