Um dos principais nomes da cultura brasileira, o cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil recebeu nesta quarta-feira (10), no Crato, o título de ‘doutor honoris causa’ pela Universidade Regional do Cariri (URCA). A titulação foi entregue a Gil como forma de destacar as contribuições do baiano à cidadania cultural no País, tanto pela presença nas artes quanto nas políticas públicas.
“A gratidão por essa honraria só não é maior que o orgulho de fazer parte dessa riqueza, dessa grandeza, dessa terra ardente, de ser irmão dessa sagrada gente desse chão. Obrigado de coração”, discursou Gil após receber o diploma.
Ladeado pela Mestra Maria Tiê, pelo Mestre Aldenir e brincantes, Gilberto Gil entrou no palco ovacionado pelo público. Ao se sentar na poltrona de mestre Espedito Seleiro, o artista cantarolou “Lamento Sertanejo”, composta por Dominguinhos, tocada na ocasião por grupo musical do município de Campos Sales.
Em discurso, o ex-secretário da Cultura do Ceará Fabiano Piúba definiu Gil como “conhecedor do solo sagrado do sertão do Cariri e da Chapada do Araripe”. “Como ministro, Gilberto Gil sempre teve um olhar para a região”, afirmou.
Fonte: Diário do NE