O Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 definiu novas flexibilizações no Plano de Convivência, que entram em vigor nesta quarta-feira (16), com validade até 31 de março.
Fica autorizada a realização de eventos com limite máximo de 10 mil pessoas ou 70% da capacidade do local, com obrigatoriedade da apresentação do passaporte vacinal.
Para pessoas entre 12 e 17 anos será exigida a segunda dose, e a partir dos 18 anos, a dose de reforço será obrigatória.
Os serviços de alimentação e de lazer, como cinemas, teatros e museus, poderão atuar com capacidade máxima, com entrada permitida mediante o passaporte vacinal completo.
Já os estádios, atuarão com capacidade máxima de 50%.
O secretário de Saúde, André Longo, informou que o estado ainda não conseguiu alcançar a marca de 80% de cobertura da segunda dose. Entre crianças de 5 a 11 anos o percentual de cobertura é de apenas 44% na primeira dose e na terceira, apenas 39% do público elegível foi vacinado. E nos idosos, a cobertura está abaixo dos 70%.
De acordo com Longo: “Apesar de um cenário promissor, a pandemia ainda não acabou, tampouco virou uma endemia. As pessoas estão ansiosas pelo seu fim e com um desejo enorme de retirar as máscaras, mas isso só será possível se conseguirmos aumentar o número de pessoas efetivamente protegidas, porque nossa prioridade precisa continuar sendo com a saúde e com a vida dos pernambucanos […] Apesar da segurança e eficácia das vacinas, ainda estamos com coberturas aquém do desejado e, mesmo colhendo bons indicadores semana após semana, ainda temos, neste momento, 480 pacientes internados nos leitos de UTI da rede. Assim, se quisermos vencer o vírus precisamos manter o cuidado, especialmente com o uso da máscara, e ampliar a vacinação”