O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD) e da Secretaria de Defesa Social (SDS), divulgou um aditivo ao edital de abertura do concurso público para a Polícia Militar de Pernambuco. Com essa atualização, o número de oportunidades oferecidas no certame aumentou para 5.250 vagas, um acréscimo de 2.550 em relação ao número inicial de 2.700 vagas. Desse total, serão disponibilizadas 2.400 vagas adicionais para soldados, representando o dobro da previsão inicial, e 150 vagas para 2º tenente.
“A decisão de abrir novas vagas para o concurso da Polícia Militar dá seguimento à reestruturação das forças de segurança do Estado, iniciada no ano passado, e vai fortalecer o trabalho de policiamento nas ruas de todo Estado, somando a uma série de iniciativas que vêm sendo tomadas desde o início do nosso Governo”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
A convocação de candidatos adicionais poderá abranger até três chamadas extraordinárias, cada uma com até 800 candidatos, para o cargo de soldado, e até uma chamada extraordinária de 150 candidatos para o cargo de 2º tenente. Todas essas convocações estarão condicionadas à disponibilidade de vagas e à autorização expressa da Câmara de Política de Pessoal.
Desde janeiro de 2023, foram abertas um total de 6.569 vagas em concursos públicos em Pernambuco. Dessas, 5.250 foram destinadas à Polícia Militar, 660 ao Corpo de Bombeiros, 445 à Polícia Civil e 214 à Polícia Científica.
O anúncio das 214 vagas para a Polícia Científica foi feito em 6 de novembro do ano passado. Esse número inclui 77 vagas para o cargo de agente de medicina legal, 60 para médico legista e 77 para perito criminal. No mesmo mês, em 11 de novembro, o Governo publicou o edital do concurso público para a Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado.
O concurso da Polícia Civil terá um total de 445 vagas, distribuídas em 250 para o cargo de agente de polícia, 150 para escrivão e 45 para delegados. As provas estão previstas para ocorrer ainda este mês.
Além da abertura de novos concursos, o Governo de Raquel Lyra nomeou, no ano passado, 416 policiais penais. Esse número representa mais que o dobro do previsto no concurso realizado em 2021, que tinha como objetivo a convocação de 200 profissionais.