O Governo de Pernambuco, junto ao Consórcio Nordeste – rede formada por nove Estados da região –, irá ajudar o Rio Grande Sul por meio do envio de 21 bombeiros, 2 cães farejadores, 4 profissionais da Defesa Civil e equipamentos, como roupas de mergulho, quatro botes infláveis e 4 veículos modelo pickup.
O auxílio, que será encaminhado até o fim desta semana, é uma resposta às chuvas e inundações no estado do Sul do país, responsáveis por mais de 80 mortes e quase 300 pessoas feridas. Levantamento da Defesa Civil do RS indica que 364 dos 496 municípios do estado registram algum tipo de problema.
Os bombeiros deslocados para o Rio Grande do Sul são do interior de Pernambuco e devem passar em média uma semana atuando nos locais de desastre. O comandante geral do Corpo de Bombeiros, Luciano Fonseca, detalha como será essa atuação das equipes pernambucanas:
De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil de Pernambuco, Clóvis Ramalho, os especialistas encaminhados para o Sul do Brasil irão auxiliar na logística humanitária e gestão de desastres.
Já os cães farejadores encaminhados para as ações nas cidades gaúchas são treinados e certificados para atuar em situações de desastre e irão atuar para encontrar desaparecidos, que já somam 111 pessoas.