Governo Federal participa, nos Estados Unidos, de evento nas Nações Unidas sobre riscos de desastres

Reunião na cidade de Nova York, com participação da Defesa Civil Nacional, teve como objetivo avaliar o progresso dos países na implementação dos objetivos e metas do Marco de Sendai

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, participou, nesta quinta (18) e sexta-feira (19), da Reunião de Alto Nível sobre a Revisão Intermediária do Marco de Sendai para Redução de Risco de Desastres,. O evento foi realizado na sede das Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos.

O MIDR foi representado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e pelo diretor de Obras de Proteção e Defesa Civil Nacional, Paulo Falcão.

O objetivo do encontro foi avaliar o progresso dos países na implementação do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres e identificar desafios e oportunidades para acelerar a implementação do marco. Além disso, possibilitar que os países pudessem compartilhar suas experiências. A revisão da implementação do Marco de Sendai também tem como objetivo mobilizar a ação global para aumentar a resiliência diante dos desafios atuais e emergentes, como as mudanças climáticas, a urbanização rápida e a pandemia de covid-19.

Durante o evento, o secretário Wolnei Wolff discursou na Plenária “Traçando caminhos sustentáveis para humanos e natureza” e ressaltou aspectos importantes para o Brasil na implementação do Marco de Sendai, como a necessidade de investimentos em políticas públicas ligadas à proteção e defesa civil e a cooperação internacional para a mitigação de desastres.

“O nosso governo tem trabalhado arduamente para retomar a implementação do Marco, buscando uma aproximação mais estreita com as Nações Unidas e reafirmando o compromisso firme em relação à gestão de riscos e desastres. Temos consciência de que a mudança climática é uma das maiores ameaças à segurança das nossas populações e ao desenvolvimento sustentável do nosso País. Por isso, o Brasil tem se empenhado em aprimorar as políticas de gestão de risco e adaptar-se aos novos desafios impostos pelo aquecimento global”, destacou Wolnei Wolff.

Marco de Sendai

O Marco de Sendai é um acordo internacional que estabelece objetivos e metas para reduzir o risco de desastres em todo o mundo. Ele foi aprovado na 3ª Conferência Mundial das Nações Unidas sobre a Redução do Risco de Desastres, realizada em 2015, em Sendai, no Japão, e dá continuidade às ações definidas pelo Marco de Ação de Hyogo, estabelecendo diretrizes para que os governos locais possam investir no desenvolvimento da resiliência.

Desde o início do ano, o MIDR já repassou mais de R$ 544 milhões para cidades brasileiras afetadas por desastres. Os recursos destinam-se a ações de assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais, reconstrução de infraestrutura danificada e também à Operação Carro-Pipa, que leva água potável a municípios do semiárido brasileiro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.