A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) divulgou na quarta-feira (8/1) imagens inéditas, captadas em expedições de monitoramento em 2024, de povos isolados na Terra Indígena (TI) Massaco, localizada entre Alta Floresta do Oeste (RO) e São Francisco do Guaporé (RO).
A Diretoria de Proteção Territorial (DPT) da Funai conseguiu executar o trabalho por meio das Coordenações das Frentes de Proteção Etnoambiental (CFPEs) Madeirinha-Juruena e Guaporé.
A TI Massaco foi demarcada e regularizada pelo decreto de 11 de dezembro de 1998, com área de 421.895 hectares, sendo 97,5% das terras sobrepostas à Reserva Biológica do Guaporé (Rebio Guaporé). A ocupação do território é exclusiva para povos indígenas isolados.
O grupo de nove indígenas, do sexo masculino, com idades estimadas entre 20 e 40 anos, foi fotografado em fevereiro de 2024 por uma câmera instalada em uma das trilhas. As imagens foram fundamentais para a documentação de características físicas e comportamento.
Segundo o coordenador da FPE Guaporé e líder da expedição, Altair Algayer, as informações mostram não só a presença dos isolados, mas trazem dados da forma como vivem e se desenvolvem. A aproximação também foi observada como uma necessidade dos indígenas expandirem sua área de ocupação em busca de recursos para sua sobrevivência
“Nota-se que foi uma aproximação planejada e organizada, com um grupo de pessoas, somente homens, a maioria jovens, preparados com inúmeros estrepes confeccionados que foram colocados nos locais de presença do não indígena e na própria trilha por onde chegaram e retornaram, caso alguém os seguisse”, detalhou o sertanista da FPE Guaporé.
Fonte: Metrópoles