Para ministro substituto Luis Fernandes, iniciativa é a complementação dos talentos revelados pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) divulgou o edital de seleção de estudantes para o IMPA Tech – o primeiro programa de graduação da instituição com início em 2024. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 29 de novembro a 28 de dezembro no site impatech.impa.br. A duração do curso será de quatro anos, com um ciclo básico. Posteriormente, os alunos poderão escolher entre as ênfases em Matemática, Ciência de Dados, Ciência da Computação ou Física.
O ministro substituto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luis Fernandes, ressaltou a importância do IMPA Tech para o desenvolvimento na área da ciência e tecnologia. “O IMPA Tech amplia o trabalho de divulgação e formação de capacidade na área de ciência e tecnologia, especificamente na área de Matemática, porque agora toda aquela safra de alunos que sobressaem na Obmep [Olímpiada Brasileira de Matemática para as Escolas Públicas] poderá ter como benefício uma garantia da continuidade da sua formação em um dos mais renomados institutos de Matemática do país”, disse. “Isto significa que é a complementação dos talentos revelados na Obmep no trabalho de formação acelerando a formação dos estudantes e criando um caminho e carreiras que serão construídas na área de Matemática”, completou.
O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destacou que a formação de novos profissionais nesta área colabora para o crescimento do país. “O Brasil apresenta uma grande carência de profissionais neste setor, o que afeta o nosso desenvolvimento tecnológico. A criação do IMPA Tech é uma resposta a essa necessidade estratégica nacional. Nós queremos formar profissionais altamente qualificados para se inserirem no mercado e transformarem o mundo por meio das ciências matemáticas”, afirmou. “A Matemática, a Ciência de Dados, a Computação e a Física são indispensáveis para a atividade econômica no século XXI, e a sua importância só está crescendo.”
O IMPA Tech está localizado no Porto Maravalley, no Rio de Janeiro, e vai abrigar também startups e empresas de tecnologia, criando um ambiente de inovação e colaboração.
Seleção
Para 2024, o processo seletivo usará o desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão ofertadas até 80 vagas para alunos medalhistas do nível 3 da Obmep; do nível 3 da Olimpíada Brasileira de Matemática; das modalidades A ou B da Olimpíada Brasileira de Química; dos níveis 2 ou 3 da Olimpíada Brasileira de Física; e da modalidade programação nos níveis 1 ou 2 (Ensino Médio) da Olimpíada Brasileira de Informática. De acordo com o edital, cada medalha garantirá uma pontuação diferente no processo de seleção do IMPA Tech.
Outras 20 vagas serão disponibilizadas para candidatos com melhor desempenho em Matemática no Enem.
A seleção contará ainda com atividades em grupo e entrevistas individuais (on-line). O IMPA Tech terá vagas destinadas à ampla concorrência e também reservará um quantitativo aos candidatos distribuídos em diferentes grupos de cotas, conforme detalhado no edital.
O IMPA Tech é um curso de ensino superior financiado pelo governo federal por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A graduação conta com a parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro, responsável pelo Porto Maravalley.