Com a duplicação dos repasses para Rede Estadual de Assistência Social que receberá R$ 52,4 milhões neste ano, o Governo de Pernambuco vai viabilizar a abertura de 100 novas cozinhas comunitárias e o fortalecimento das outras 55 já existentes nos municípios pernambucanos.
Com a ampliação o estado passará a contar com 155 cozinhas comunitárias até o fim de dezembro, como reforça secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude, Prevenção à Violência e as Drogas Carolina Cabral. “Estamos trabalhando duro para que tenhamos 155 cozinhas comunitárias até dezembro de 2023 em todo o estado, isso significa comida na mesa de que mais precisa. Cada cozinha dessas se virar até 200 reflexões diárias a população que hoje encontra-se em extrema vulnerabilidade, isso significa que nós teremos 20 mil refeições por dia a mais para quem mais precisa. Essa mudança de paradigma importante para reduzir a desigualdade social em Pernambuco.”
As cozinhas comunitárias são equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional que atuam no enfrentamento a fome. De maio a dezembro deste ano elas vão receber R$ 29 milhões, três vezes mais do que em 2022.