A Justiça Federal condenou quatro integrantes de uma organização criminosa que praticava roubos a empresas de transportes de valores, após solicitação do Ministério Público Federal (MPF) em Salgueiro (PE).
Martins Simão dos Santos, Anderson Santos de Souza, Sebastião Barbosa de Amorim e Genildo Medeiros de Alcântara, tentaram roubar R$ 10 milhões que eram transportados em uma aeronave que aterrissou no Aeroporto de Salgueiro, em setembro de 2018.
O dinheiro seria usado para abastecer a rede bancária da região. Durante a tentativa, seis homens foram mortos e o piloto sofreu lesão corporal grave.
De acordo com as investigações do MPF, Genildo seria o braço direito do líder da organização, fazendo elo entre os integrantes.
Após a condenação, Martins Simão recebeu pena de 57 anos e quatro meses de reclusão. Anderson Santos e Sebastião Barbosa, receberam pena de 59 anos, dois meses e 17 dias de reclusão, e Genildo Medeiros, foi imputado a 56 anos e oito meses de reclusão, além do pagamento de multa.
Relembre o caso:
´´Seis pessoas morreram após um tiroteio entre policiais e suspeitos durante uma tentativa frustrada de assalto no Aeroporto de Salgueiro, em Salgueiro, município a 518 km de Recife (PE).
Uma operação coordenada pela Polícia Federal em conjunto com a Polícia Militar resultou na intervenção de um roubo de uma aeronave que transportava dinheiro.
No momento da aterrissagem, os assaltantes invadiram a pista do aeroporto e abordaram os vigilantes dos carros-fortes que transportariam o dinheiro. Eles também dispararam contra o avião, ferindo o piloto e obrigando-o a parar.
Na abordagem houve intenso confronto entre os suspeitos e os policiais federais, resultando na morte de cinco e no ferimento de outro, que foi socorrido ao hospital local. Além desses, já foram presos mais quatro integrantes da quadrilha.
Cerca de seis fuzis AK-47 foram apreendidos, além de uma metralhadora ponto 50. Outro veículo, com uma quantidade ignorada de assaltantes, conseguiu evadir-se do local. Estão sendo realizadas buscas na região, com o apoio da Polícia Militar, para localização e prisão desses assaltantes.
O piloto foi socorrido e, conforme informações do hospital, está em condições estáveis.
Por meio de nota, o órgão informou que essa era a principal quadrilha especializada em assaltos a bancos e carros-fortes da região, e já vinha sendo investigada há mais de um ano. Nenhum valor foi subtraído.
Em nota, a Prosegur, responsável pela aeronave, confirmou a tentativa frustrada de assalto ocorrida a uma operação intermodal no Aeroporto de Salgueiro, em Pernambuco. A empresa ainda informou que seus colaboradores estão bem e reforça que está à disposição das autoridades colaborando para o andamento das investigações.“
Por: R7