Lula venceria Jair Bolsonaro em Pernambuco com folga

A última amostragem da pesquisa do Instituto Opinião, numa parceria exclusiva com o Blog do Magno, apresenta os números para as eleições presidenciais em Pernambuco, analisando os possíveis cenários da disputa em 2026. Os dados revelam que o presidente Lula (PT) venceria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado com folga, se as eleições fossem hoje.

No primeiro cenário, com a resposta espontânea, 30,3% dos entrevistados disseram que votariam em Lula, contra 14,4% que votariam em Bolsonaro. Nesse cenário, o ex-deputado Ciro Gomes (PDT) aparece com 1,3% das intenções de voto e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), com 1,1%.

Por regiões

O presidente Lula venceria Jair Bolsonaro em todas as regiões de Pernambuco, mas no Sertão do São Francisco os números favoráveis ao petista são ainda mais expressivos. Lá, o presidente aparece com 40,5% das intenções de voto ante 10,7% do ex-presidente.

Resposta estimulada

Na resposta estimulada, quando o instituto sugere os nomes dos possíveis candidatos, o percentual do presidente Lula é ainda maior, mas a pergunta apresenta o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), filho de Jair Bolsonaro, como opção, e não o ex-presidente.

Nesse cenário, 43,1% afirmaram que votariam em Lula, contra 13,6% que votariam em Eduardo Bolsonaro. O cantor Gusttavo Lima aparece com 4,7% das intenções de voto, na estimulada. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), figura com 4,4%. O ex-coach Pablo Marçal (PRTB) aparece com 4%.

Ainda na resposta estimulada, pontuaram o governador do Paraná, Ratinho Júnior, do PSD (1,1%); o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Partido Novo (0,8%); e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil (0,7%).

Michele Bolsonaro em Pernambuco

O Instituto Opinião também pesquisou o nome da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (PL) contra o presidente Lula, em Pernambuco. Na resposta estimulada desse cenário, Lula venceria a esposa de Jair Bolsonaro com 42,6% no Estado, contra 15,7% para Michele.

Desempenho da gestão Lula (PT)

Mesmo com o presidente Lula vencendo em Pernambuco em todas as regiões, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, a avaliação da terceira gestão do petista no Estado não é das melhores. Apenas 10,5% dos entrevistados avaliaram o Governo como ótimo e 21,8% bom. Outros 29,5% consideram a administração regular, enquanto 25,7 avaliaram como péssimo.

O Instituto Opinião foi a campo entre os dias 19, 20, 21 e 22 deste mês, tendo sido aplicados dois mil questionários em 80 municípios de todas as microrregiões do Estado.

A modalidade da pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação, com entrevistas pessoais (face a face) e domiciliares.

O intervalo de confiança estimado é de 95,5% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.