Criada pela Giusti, ação contou com a participação da atriz e humorista Priscila Castello Branco, que levou diversão e conscientização para o público que frequentava o Estepe Bar
O Movimento Maio Amarelo completa 10 anos em 2023 e, para alertar sobre a importância de adotar medidas para a redução dos acidentes de trânsito, a Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE – realizou uma verdadeira ‘blitz’ no Estepe Bar, em Pinheiros (SP), para conversar com o público sobre o tema e identificar o motorista da rodada. A ‘Blitz Sem Excesso’, assinada pela Giusti Comunicação, contou também com a participação da atriz e humorista Priscila Castello Branco (@pritello), que bateu um papo com quem estava curtindo o ‘happy hour’ no local na última quinta-feira, 18.
Link do filme: AQUI
A ideia criativa partiu da necessidade de alertar, de forma leve e descontraída, a população de que álcool e direção não combinam. Com isso, a entidade buscou engajar os frequentadores do bar que mostraram estarem atentos às recomendações para um trânsito mais seguro. Durante a ação, Priscila Castello Branco ainda aproveitou para reforçar algumas dicas para uma diversão mais responsável, como beber água, alimentar-se, conhecer a bebida que está consumindo e beber devagar.
“Quando pensamos em promover conscientização sobre segurança no trânsito, um dos desafios era criar um filme leve, bem-humorado, e que não caísse no óbvio. A escolha acertada em trazer a Priscila Castello Branco como repórter da Blitz Sem Excesso garantiu que a gente alcançasse esse objetivo. Outro desafio era escrever um roteiro que fosse essencialmente digital, com a cara das redes sociais, e que dialogasse diretamente com os jovens, mas sem deixar de lado o caráter informativo sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas, que está diretamente ligado ao famoso “se beber, não dirija”, explica Clara Camargo, gerente de Estratégia Digital da Giusti Comunicação e roteirista do filme.
Além da gravação do filme de 4” com registros no Estepe Bar, a ação também teve distribuição de tatuagens temporárias com mensagens de “se beber, não dirija” e “motorista da rodada”, que ainda ganhou um copo térmico como forma de celebrar quem cuida da segurança e da vida dos amigos e das pessoas ao redor.
Se beber, não dirija
Há mais de 25 anos, a ABRABE realiza ações para alertar sobre os perigos de aliar álcool e direção. Em 1996, a entidade se uniu à Prefeitura de São Paulo, à Companhia de Engenharia de Tráfego e ao Comando de Policiamento de Trânsito e, em uma campanha educativa, criou a célebre frase “se beber, não dirija”. O slogan ficou gravado na lembrança dos brasileiros e foi adotado não só pelos órgãos públicos, mas, também, em campanhas publicitárias de anunciantes do próprio segmento de bebidas e outros universos. A frase também conquistou seu espaço no universo digital, sendo adotada em posts e hashtags nas redes sociais.
Para a presidente-executiva da ABRABE, Cristiane Foja, o projeto possui grande relevância para a sociedade como um todo. “Como entidade que representa exclusivamente bebidas alcoólicas em todas as suas categorias, é nossa missão junto à sociedade alertar sobre o não consumo de bebidas alcoólicas quando for dirigir. Esta ação inserida no Maio Amarelo foi uma oportunidade ímpar para exercitar nossa atuação setorial com base em responsabilidade social“, completa. Sobre a receptividade dos participantes, Foja finaliza: “fiquei feliz de ver o engajamento e a receptividade ao tema pelo público presente. Mostra o quanto, juntos, podemos transformar a sociedade e evoluir em prol de um consumo mais responsável.”
O filme e toda a campanha com as peças de social media sobre o Maio Amarelo estão disponíveis na plataforma SEM EXCESSO (sem_excesso), página da ABRABE no Instagram e Facebook que trabalha com pautas de conscientização com relação ao consumo de bebidas alcoólicas.