Marília Arraes, vice-presidente nacional do Solidariedade, enfrenta uma crise profunda em sua carreira política após a derrota esmagadora nas eleições municipais de 2024. Conhecida por sua trajetória ascendente, Marília disputou o governo de Pernambuco em 2022, conquistando mais de 2 milhões de votos, mas seu desempenho nas urnas não se refletiu nas eleições mais recentes.
Nas regiões do Sertão no estado de Pernambuco, a derrota foi particularmente acentuada em contraste com o sucesso da governadora Raquel Lyra.
Para não sair de cena por completo, Marília agarrou-se à aliança com seu primo, João Campos, prefeito do Recife. No entanto, João evitou ao máximo associar sua campanha à de Marília e a do PT, mantendo distância devido aos embates anteriores entre os dois, especialmente na disputa pela prefeitura do Recife em 2020.
Além dos desafios eleitorais, o partido Solidariedade, presidido em Pernambuco por André Cacau, marido de Marília, também não conseguiu consolidar sua força política no estado. O partido elegeu apenas um prefeito, que está sob judice, e não conseguiu lançar uma chapa de vereadores no Recife, o que gerou críticas e questionamentos sobre a capacidade de Marília e seu grupo em organizar uma base eleitoral sólida.
O desgaste em suas relações políticas, tanto dentro quanto fora do Solidariedade, deixa a futura carreira de Marília Arraes em dúvida. Sua atuação política, marcada por divisões e falta de habilidade em manter alianças, fez com que sua base se enfraquecesse, especialmente após a perda de assessores-chave que a ajudaram em sua campanha para o governo de Pernambuco.
Muito se fala no grande esfacelamento entre os antigos apoios e Marília Arraes.
A grande questão agora é: após essa derrota, Marília terá forças para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026, ainda que tenha que sacrificar a candidatura de sua irmã, Maria Arraes? Ou sua trajetória política, marcada por uma postura muitas vezes vista como mesquinha e inflexível, se encaminha para um declínio irreversível? Dessa forma, se tem uma conclusão o motivo da exclusão de Marília do atual governo Lula.
Concluindo-se, pós derrota esmagadora de Marília Arraes, nas eleições municipais, a pergunta que todos fazem é: E agora Marília?
Fonte: Farol de Notícias