O Ministério da Educação (MEC) emitiu um alerta nesta quarta-feira (24) sobre golpes relacionados às inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). O MEC reiterou que as inscrições para o segundo semestre de 2024 são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A medida veio após a retirada de um site falso que cobrava uma taxa ilegal de R$ 100. O site fraudulento imitava a identidade visual da página oficial e ameaçava desclassificar os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) caso não efetuassem o pagamento.
O MEC ressaltou que a inscrição no ProUni é gratuita e qualquer cobrança é indevida e ilegal. As inscrições oficiais estão abertas desde terça-feira (23) e podem ser feitas até amanhã (26) exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Nesta edição, o MEC oferece 243.850 bolsas, sendo 170.319 integrais e 73.531 parciais, distribuídas em 367 cursos de 901 instituições. Para se inscrever, os candidatos devem acessar o portal Gov.br com login e senha, fornecer informações cadastrais e de renda familiar.
Os candidatos precisam ter participado do Enem em 2022 ou 2023, com nota mínima de 450 pontos na média das provas e acima de zero na redação. Também é necessário atender aos critérios de renda familiar per capita: até um salário mínimo e meio para bolsas integrais e até três salários mínimos para bolsas parciais.
Fonte: Agência Brasil