Cerca de 10% das pré-candidaturas em Pernambuco são de reeleição de mulheres, de acordo com levantamento feito junto aos partidos
Das 35 prefeitas no estado de Pernambuco, menos de 20 se lançam pré-candidatas à reeleição no pleito municipal neste ano. A reportagem apurou, portanto, com as assessorias dos partidos, levando em consideração algumas trocas que ocorreram durante o período da janela partidária, que encerrou no último dia 5.
A comparação se deu por meio da plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que registra os dados das eleições passadas. De acordo com as informações, 35 mulheres foram eleitas em 2020 para ocupar o cargo do Executivo municipal. A redução para 2024, no entanto, se deu também porque algumas delas já foram reeleitas.
É o caso, por exemplo, da prefeita de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Dra Nadegi (Republicanos), que já confirmou apoio à pré-candidatura do atual secretário de Serviços Públicos, Diego Cabral (Republicanos). Outro exemplo é o da prefeita de Lagoa do Carro, na Zona da Mata, Judite Botafogo (PSDB), que apoiou para a sucessão seu próprio filho, Josafá Botafogo (PSDB). Apesar de estarem na política representando a ainda pequena parcela de mulheres prefeitas no estado, a sucessão foi dada para pré-candidatos homens.
O caso, contudo, não acontece em todos os municípios. Em Ipojuca, na RMR, a prefeita Célia Sales (PP), apoia a sucessão de uma pré-candidata mulher, Adilma Lacerda (PP).
Confira a lista completa das prefeitas pré-candidatas à reeleição em Pernambuco
Amaraji – Aline Gouveia (PSB)
Bezerros – Lucielle Laurentino (União)
Camutanga – Talita Fonseca (PV)
Canhotinho – Sandra Paes (Republicanos)
Casinhas – Juliana De Chaparral (União)
Catende – Dona Graça (PSDB)
Cedro – Marly de Quental (MDB)
Escada – Mary Gouveia (PL)
Floresta – Rorró Maniçoba (PP)
Igarassu – Professora Elcione (PSDB)
Itambé – Dona Graça (MDB)
Jaqueira – Ridete Pellegrino (PSD)
Rio Formoso – Isabel Hacker (PSDB)
Serra Talhada – Márcia Conrado (PT)
Sirinhaém – Camila Machado (PP)
Tabira – Nicinha De Dinca (PP)
Trindade – Helbinha De Rodrigues (União)