Morre José Mujica, o ousado político uruguaio que foi o ‘presidente mais pobre do mundo’ 🇺🇾

Não era nem meio-dia quando José Mujica nos surpreendeu oferecendo “um gole de whisky”, logo após uma entrevista em sua casa, em 2012, quando estava na metade de seu mandato como presidente do Uruguai.

Lavou alguns copos, colocou gelo e os encheu generosamente com a bebida. Depois, distribuiu as doses, e iniciou uma conversa descontraída que pulava de um assunto para outro.


“Da política vou sair com os pés na frente”, disse naquela ocasião à BBC Mundo — serviço em espanhol da BBC — o ex-guerrilheiro tupamaro, que governou o Uruguai entre 2010 e 2015.

Com isso, Mujica queria dizer que pretendia se dedicar à atividade que abraçou ainda jovem até a hora de sua morte – anunciada nesta terça-feira (13/5) pelo presidente uruguaio, Yamandú Orsi, em mensagem pelo X (antigo Twitter). Mujica tinha 89 anos.

Pela simplicidade que viveu como presidente, suas críticas ao consumismo e as reformas sociais que promoveu — incluindo a que fez do Uruguai o primeiro país do mundo a legalizar a maconha —, Mujica foi uma figura emblemática para a esquerda da América Latina.

Fonte: BBC Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.