A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou a abertura de 36 leitos assistenciais no Hospital Regional de Palmares (HRP). A iniciativa visa a preparar o Estado para o período de sazonalidade dos vírus respiratórios entre a população pediátrica.
Os novos leitos, que incluem 10 de terapia intensiva pediátrica, 16 de enfermaria neo/pediátrica e 10 de UTI neonatal, agora fazem parte do sistema de Regulação Estadual. Eles estão prontos para receber pacientes com quadros da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) para tratamento especializado.
No ano passado, as doenças do sistema respiratório foram a principal causa de internação entre crianças em Pernambuco, especialmente entre março e agosto. Diante disso, a SES-PE lançou o Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância para 2024. Uma das medidas do plano foi a abertura de leitos voltados à assistência infantil, buscando descentralizar os atendimentos e tratar de forma mais eficiente as crianças pernambucanas.
Em Petrolina, no Sertão, o Governo de Pernambuco entregou dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital Dom Malan (HDM). Com isso, a administração dobrou a capacidade de atendimento a recém-nascidos de alto risco e ampliou a oferta de forma regionalizada. A SES-PE ainda pretende abrir novos leitos infantis na Zona da Mata Norte e no Sertão do Estado durante esta semana.