A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Araripina-PE, por meio de sua Diretoria e da Comissão de Direitos Humanos, Inclusão, Diversidade e da Pessoa com Deficiência, vem a público expressar seu mais veemente repúdio em relação aos atos de violência física que foram perpetrados contra um cidadão com deficiência física no dia de hoje (13/10/2023).
A OAB tem como um de seus princípios fundamentais a defesa intransigente dos direitos humanos e do Estado de Direito. Qualquer forma de violência, em especial aquela direcionada a pessoas com deficiência, é inaceitável e incompatível com os valores democráticos e a justiça.
A igualdade e a dignidade de todas as pessoas, independentemente de sua condição física, são princípios inegociáveis em uma sociedade civilizada. A violência, sob qualquer pretexto, não pode ser tolerada.
Neste sentido, a OAB/Araripina exorta as autoridades competentes a conduzirem uma investigação rigorosa e eficaz para identificar e responsabilizar o autor dessa ação criminosa, procedimento que acompanharemos de perto. Além disso, conclamamos a sociedade civil a se unir na luta contra a discriminação, o preconceito e a violência, promovendo uma cultura de respeito, inclusão e solidariedade.
A OAB permanece comprometida em defender os direitos humanos e assegurar que a justiça prevaleça. Repudiamos veementemente qualquer forma de violência e discriminação, e instamos a sociedade a trilhar o caminho da tolerância e do respeito.
Araripina-PE, 13 de outubro de 2023.
Jayr Hilario Barbosa Júnior
Presidente da OAB/Araripina
Michelly Medeiros Miroró
Vice-Presidente da OAB/Araripina
Frankarles Genes de Almeida e Sá
Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Inclusão, Diversidade e da Pessoa com Deficiência da OAB/Araripina