A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (7) uma operação contra uma quadrilha suspeita de homicídios, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com 11 mandados de prisão expedidos pela Justiça, dos quais nove foram cumpridos pela corporação.
Segundo a polícia, foi pedido o bloqueio de mais de R$ 38,8 milhões em bens dos envolvidos nos crimes. Os mandados são cumpridos em Pernambuco, no Paraná e no Distrito Federal.
A operação foi batizada de “Ibiza”. Segundo a corporação, a quadrilha é envolvida em diversos homicídios que ocorreram em 2024, nos bairros de Boa Viagem, Brasília Teimosa e Ibura, todos na Zona Sul do Recife.
Foram expedidos, além dos 11 mandados de prisão, 19 mandados de busca e apreensão domiciliar. Todos pela 2ªVara Criminal da Capital.
Os mandados são cumpridos no Recife, Olinda, Abreu e Lima, Camaragibe, Igarassu, Paulista, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe, Itaquitinga, Itamaracá, Curitiba (PR), Colombo (PR) e Taguatinga (DF).
A Polícia Civil não divulgou os nomes dos envolvidos, nem das vítimas dos homicídios praticados. Disse apenas que começou a investigação em janeiro de 2023. As polícias civis do Distrito Federal e do Paraná também participam da operação.
“A investigação teve início após uma grande apreensão de drogas em 2022, de mais de uma tonelada de drogas. Foi feita a prisão da principal liderança dessa organização criminosa. Em 2024, teve outra grande apreensão, outros integrantes também foram presos e começamos a investigar, tendo em vista que houve um aumento do número de homicídios nos bairros de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa”, disse o delegado Diego Pinheiro, gestor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Entre os materiais apreendidos pela corporação estão celulares, documentos, um revólver, munições e R$ 32 mil em espécie.
Fonte: g1/pe