Habilidades para o mercado de trabalho do futuro: Nem soft nem hard, para o futuro você precisará das human skills

Com o avanço da tecnologia e a automação de muitas tarefas que antes eram realizadas por seres humanos, é cada vez mais importante desenvolver habilidades que são exclusivamente humanas. Essas habilidades são conhecidas como “human skills” e são competências interpessoais fundamentais para se destacar no mercado de trabalho atual e futuro.

Mas afinal, o que são as habilidades humanas e por que elas são tão importantes? A especialista em carreira e CEO Madalena Feliciano explica que as habilidades humanas são habilidades que envolvem a capacidade de se relacionar com outras pessoas, trabalhar em equipe, lidar com emoções e resolver problemas complexos. Essas habilidades são essenciais em um mundo cada vez mais digital, acelerado e automatizado, onde a interação humana é cada vez mais importante.

As habilidades humanas incluem habilidades como inteligência emocional, colaboração, criatividade, pensamento crítico, resiliência e capacidade de adaptação. Essas habilidades são habilidades que a tecnologia não pode substituir e são fundamentais para a construção de um ambiente de trabalho saudável, eficiente e produtivo.

As competências interpessoais são tão importantes que, segundo o Relatório “Futuro dos Empregos” do World Economic Forum, as habilidades mais importantes para os próximos cinco anos são: autogerenciamento, resiliência, tolerância ao estresse, pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas.

Além disso, Madalena Feliciano comenta sobre a existência de outras habilidades humanas essenciais para a construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo, tais como:

1. Inteligência emocional corporativa: é a habilidade de lidar com emoções, “ler” o outro e saber falar de uma forma que o outro entenda e acalme a emoção do outro.

2. Dialeto executivo: é a comunicação efetiva no ambiente corporativo e um bom profissional precisa ter a capacidade de expressar ideias de forma clara e concisa, ouvir ativamente e transmitir informações de maneira adequada em diferentes contextos e meios de comunicação.

3. Colaboração executiva: é a habilidade de trabalhar em equipe, compartilhar responsabilidades, resolver conflitos e alcançar objetivos em conjunto.

4. Visão holística do negócio: é a capacidade de ter um pensamento crítico e conseguir analisar informações e avaliar argumentos diversos.

5. Criatividade: é a habilidade de encontrar soluções inovadoras, gerar ideias originais e pensar fora da caixa.

6. Autoconsciência: é a habilidade de se conhecer a ponto de conseguir compreender e gerenciar as próprias emoções e as emoções das pessoas com quem trabalha.

7. Flexibilidade e adaptabilidade: é a habilidade de se ajustar a mudanças, saber lidar com situações imprevisíveis e com cenários que mudam em um piscar de olhos.

Desenvolver essas habilidades é essencial para acompanhar a velocidade da transformação em tecnologia e no mercado de trabalho. As organizações devem se concentrar mais nas competências do que em meros conjuntos de habilidades técnicas para acompanhar a velocidade da transformação do mercado, ou seja, big data, IA e robótica.

“Mas não é apenas a responsabilidade das organizações desenvolver as habilidades humanas nos funcionários. Os próprios funcionários devem estar cientes da importância dessas habilidades e trabalhar para desenvolvê-las. Isso pode incluir autoconhecimento, questionamento de suas próprias atitudes e comportamentos, reconhecimento de limites pessoais e abertura para ouvir e aprender com outras pessoas”. Finaliza Madalena Feliciano.

Dentista alerta para os cuidados com a extração dos sisos

Caso de jovem morta após retirada dos dentes repercutiu nacionalmente nas redes sociais e abriu questionamentos sobre procedimento

Uma jovem de 18 anos faleceu após um procedimento cirúrgico de extração dos dentes sisos. Segundo os pais, ela começou a sentir desconforto no dente do siso do lado direito e decidiu extrair os dois dentes dessa região. Após a extração do segundo dente, já em casa, a jovem havia reclamado de intensas dores, foi internada, mas faleceu dias depois. O acontecimento se deu no interior de São Paulo.

Os pais levaram o caso às redes sociais e reuniram mais de 60 mil assinaturas para pedir que fosse criada uma normativa para a extração do siso. O processo segue em análise e investigação dos órgãos responsáveis.

Para George Abraao Costa Nascimento, coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, a extração é um procedimento seguro, porém invasivo, e pode incorrer em complicações. Para o especialista, a extração não é uma causa comum de morte e, normalmente, o que ocorre, em casos como esse, está relacionado a um processo infeccioso, que são ainda muito raros.

“Nesse caso, foi uma infecção grave. Quando isso acontece, a infecção pode ultrapassar a camada óssea e se espalhar pelo corpo comprometendo outros órgãos”, avalia.

Diante disso, o especialista dá algumas dicas acerca dos cuidados para a extração dos sisos. Confira:

  • O cirurgião-dentista deve obrigatoriamente levantar todo o histórico de doenças do paciente e avaliar a necessidade de exames de sangue e radiografia – independentemente da idade;
  • O período de intervalo entre uma cirurgia e outra deve ser de até 8 semanas;
  • O paciente deve respeitar o pós-operatório, evitar esforço físico, ter cuidado com a higiene da boca, alimentação fria – líquida ou pastosa e é preciso seguir à risca a medicação prescrita;
  • Descanse bastante após a cirurgia para permitir que seu corpo se recupere mais rapidamente;
  • Controle do sangramento: Morda suavemente um pedaço de gaze estéril sobre o local da extração por cerca de 30 minutos. Caso o sangramento persista, repita o processo. Evite enxaguar a boca vigorosamente nas primeiras 24 horas;
  • Aplique gelo ou bolsas de gelo envoltas em um pano sobre a área externa da bochecha próximo à extração. Isso ajudará a reduzir o inchaço e aliviar o desconforto;
  • Nas primeiras horas após a cirurgia, evite comer enquanto a boca ainda estiver adormecida e evite alimentos quentes ou duros. Opte por alimentos macios e frios, como sorvete, purê de batatas, sopas mornas, etc;
  • Mantenha a higiene bucal, mas evite escovar a área da extração nas primeiras 24 horas. Depois desse período, enxágue suavemente a boca com água morna com sal várias vezes ao dia e, a partir do segundo dia, comece a escovar os dentes suavemente, tomando cuidado com a área da cirurgia;
  • Não fume e evite o consumo de álcool, pois ambos podem atrasar a cicatrização;
  • Tome os medicamentos prescritos pelo dentista conforme as orientações, incluindo analgésicos e antibióticos, se prescritos;
  • Agende uma consulta de acompanhamento com o dentista para garantir que a recuperação esteja ocorrendo conforme o esperado.

Mãe de Marília Mendonça é acusada de torrar o dinheiro da herança

A mãe da cantora sertaneja falecida em um trágico acidente de avião, Marília Mendonça, a Dona Ruth, está sendo criticada nas redes sociais e foi acusada de “estar torrando o dinheiro da filha”.

Tudo começou nesta quinta-feira, 20, quando ela decidiu dar um presentão para o seu filho de 21 anos, João Gustavo.

Ele ganhou um carro novinho em folha avaliado em cerca de R$ 150 mil e não conteve a alegria ao comentar o presente: “Me falta palavras para agradecer nesse momento, felicidade transborda em mim”.

Nos comentários do Instagram, porém, muita gente criticou a gastança sugerindo que Dona Ruth estivesse torrando o dinheiro que seria do filho da cantora, Léo. “Coitadinha da Marília, tomara que quando o Léo crescer tenha algo pra ele desfrutar ainda”, disse um comentário.

Em uma resposta a um dos fãs, Dona Ruth sugeriu que os comentários não saberiam muito bem do que estão falando e que ela também seria uma das herdeiras de Mendonça:

“Quando você for dar sua opinião, que por sinal ninguém pediu, leia um pouco mais sobre herança e quem são herdeiros de quem, amora”, comentou Dona Ruth, que apagou pouco depois.

Fonte: AQUI

Com gravação de DVD, confira as ordem das apresentações desta quinta-feira (20), na 53ª Missa do Vaquiero de Serrita

A segunda noite da 53 ª Missa do Vaqueiro em Serrita será de muita festa no Parque João Câncio, nesta quinta (20), que será ainda mais especial pois contará com a gravação do DVD da dupla Marcelo e Raiane, ex-integrantes da Banda Mala 100 Alça. O DVD contará com participação de Fernandes Bonde do Brasil, Mel Rios, Manim Vaqueiro, Dão Lopes, Carlinhos Caiçara e da banda Limão com Mel que também tem apresentará seu show completo.

Confira a ordem das apresentações:

  • 19h – Os Cinco de Jardim
  • 19h30 – Gabrielzinho Cantor
  • 21h – John John
  • 22h30 – Marcelo e Raiane
  • 00h30 – Xand Avião
  • 02h30 – Limão com Mel

Vereadores aprovam suplementação de R$ 14 milhões para a Prefeitura de Sagueiro

Vereadores de Salgueiro aprovaram na Sessão Ordinária dessa quarta-feira (19), por unanimidade, uma suplementação na ordem de R$ 14.561.982,86 para a prefeitura. Não houve objeção de qualquer vereador, que ainda quebraram o interstício legal e votaram o projeto em segundo turno na sessão, agilizando o processo.

O prefeito pediu a suplementação para manutenção de serviços públicos, pagamento de servidores, subvenções a fundações e associações, pagamento de indenizações, manutenção de serviços da Saúde, Educação e Assistência Social, entre outras demandas.

Foram anuladas dotações orçamentárias de outras áreas, como Desenvolvimento e Infraestrutura, Defesa do Meio Ambiente, Ação Legislativa, Gestão Administrativa e fomento ao abastecimento alimentar.

SABEDORIA DO DIA – A GERAÇÃO DE FERRO – 20/07/2023

A “Geração de Ferro” está partindo para dar passagem à Geração Cristal.
Está partindo a geração que sem estudos educou seus filhos.
Aquela que, apesar da falta de tudo, nunca permitiu que faltasse o indispensável em casa.
Aquela que ensinou valores, começando por amor e respeito.
Estão partindo os que podiam viver com pouco luxo sem se sentir frustrados com isso.
Aqueles que trabalharam desde tenra idade e ensinaram o valor das coisas, não o preço.
Partem os que passaram por mil dificuldades e sem desistir nos ensinaram a viver com dignidade.
Aqueles que depois de uma vida de sacrifícios e agruras vão com as mãos enrugadas, mas a testa erguida.
A geração que nos ensinou a viver sem medo está partindo.
Ela está partindo…
A geração que nos deu a vida.

 

Começa hoje a Copa do Mundo de Futebol Feminino. Confira algumas curiosidades sobre o assunto!

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Começa hoje mais uma edição do torneio mundial e, na próxima segunda-feira, a seleção comandada por Pia Sundhage entrará em campo. Veja curiosidades sobre o assunto

Ontem, 19 de julho, o país inteiro celebrou o Dia Nacional do Futebol, data que reverencia a paixão que une milhões de torcedores ao redor do Brasil. E em meio a essa festa esportiva, é impossível deixar de destacar a grandiosidade e o brilho da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Mais do que uma simples competição, esse torneio transcende fronteiras e gêneros, apresentando histórias de superação e momentos emocionantes que encantam o mundo.

Ao longo das últimas edições, a Copa do Mundo de Futebol Feminino conquistou um espaço cativo no coração dos fãs do esporte, tornando-se um evento de destaque no calendário esportivo global. Mas além dos lances magistrais e da rivalidade saudável entre as origens, essa competição é uma vitrine para talentos inspirados e uma oportunidade de quebrar estereótipos arraigados no universo do futebol.

No entanto, hoje, 20 de julho de 2023, tem início o torneio (nossa seleção entra em campo dia 24/07/2023), ainda existem muitas dúvidas para serem sanadas. De acordo com informações do Google, por meio do recurso “People Also Asked” (As pessoas também perguntam, em tradução livre do inglês), é possível observar questionamentos que variam desde a data do torneio até os países participantes;

Foto: Google.

Diante disso, nossa equipe analisou os principais questionamentos feitos na plataforma e procurou respondê-los. A ideia é ajudar os torcedores a estarem bem informados sobre o torneio e evitar cashout nas apostas esportivas para aqueles que gostam de fazer uma “fezinha”. Veja os destaques:

Onde vai ser a Copa do Mundo Feminina de 2023?

De acordo com informações da Federação Internacional de Futebol (FIFA), a Copa do Mundo Feminina FIFA 2023 vai acontecer em dois países-sede: na Austrália e na Nova Zelândia. O torneio começou hoje, dia 20 de julho, às 04h, com a partida entre a própria Nova Zelândia e a Noruega. O campeonato vai terminar no dia 20 de agosto, com a final entre as duas melhores seleções do campeonato.

Quando o Brasil estreia? 

A nossa seleção entra em campo no dia 24 de julho,  às 8h (horário de Brasília) contra o Panamá, na primeira rodada da fase de pontos corridos, pelo grupo F. Além do Brasil, França, Jamaica e Panamá.

Como será a Copa do Mundo Feminina? 

A Copa do Mundo é uma competição que é realizada pela FIFA desde 1991, quando a edição inaugural, foi realizada na China. No formato atual da competição, as seleções disputam 31 vagas em uma fase de qualificação que tem duração de 3 anos. A seleção do país anfitrião é automaticamente classificada com a 32ª vaga.

Quanto à realização do torneio em si, não há diferenças em relação ao mundial masculino. São 32 equipes divididas em 8 grupos, com 4 seleções cada. A primeira fase do campeonato é de pontos corridos, que terá duração de 3 rodadas. Só os 2 melhores de cada grupo irão se classificar.

Depois, vem a fase de mata-mata já conhecida, com rodadas de oitavas, quartas, semifinais e, obviamente, a final. A equipe que vencer a última partida ganhará o título de campeã da 9ª edição da Copa do Mundo Feminina.

Quem vai jogar a Copa do Mundo Feminina de 2023?

Assim como no caso da Copa do Mundo masculina, são 32 países selecionados para participar da versão feminina do evento. Para 2023, as seleções classificadas foram:

  • África do Sul;

  • Alemanha

  • Argentina

  • Austrália;

  • Brasil;

  • Canadá;

  • China;

  • Colômbia

  • Coreia do Sul

  • Croácia;

  • Dinamarca;

  • Espanha

  • Estados Unidos

  • Filipinas;

  • França;

  • Haiti

  • Holanda;

  • Inglaterra

  • Irlanda;

  • Itália;

  • Jamaica;

  • Japão;

  • Marrocos

  • Nigéria;

  • Noruega;

  • Nova Zelândia;

  • Panamá;

  • Portugal;

  • Suécia;

  • Suíça;

  • Vietnã;

  • Zâmbia

Qual a seleção feminina que tem mais copas do mundo?

De acordo com informações da FIFA, a seleção feminina de futebol que mais ganhou copas do mundo é a dos Estados Unidos que é, inclusive, a atual campeã mundial. Ao todo, foram conquistados 4 títulos, sendo eles em 1991, 1999, 2015 e — como citado acima —  em 2019, respectivamente.

Vai ter ponto facultativo nos dias de jogos da seleção? 

Até o presente momento, não existe a confirmação de um ponto facultativo nos dias de jogos da seleção brasileira feminina de futebol. O que se sabe é que, antes do amistoso do Brasil com o Chile, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Presidente da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a ministra do Esporte, Ana Moser, visitaram as jogadoras de Pia Sundhage e prometeram se esforçar para tornar possível a folga nos dias de jogos das mulheres.

“Vamos estar torcendo demais, vamos estar super focados em dar visibilidade. Vamos ver se a gente consegue fazer ponto facultativo nos dias de jogos. Quando tem jogo no masculino, não tem folga? Então, vamos tentar fazer o mesmo, dar a mesma importância”, afirmou a Ministra durante o encontro. Caso se confirme, a população poderá ter 7 pontos facultativos se chegar até a semifinal dos confrontos.

Quem vai ganhar a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023? 

Determinar quem ganhará um torneio antes dele começar pode ser difícil e até injusta, como afirmam alguns analistas. No entanto, tendo em vista o histórico das seleções até aqui, não há como destacar a possibilidade de título dos Estados Unidos, cujas jogadoras são as maiores e atuais campeãs da competição, a Alemanha e a França.

Além disso, para a jornalista Mariana Spinelli, da ESPN, o fato de ter vencido a última edição da Eurocopa Feminina também coloca a Inglaterra como candidata ao título:

“A Euro apresentou qualidade técnica, individual e física, esse resultado da competição tem a questão psicológica, de empolgação, de caramba ‘olha o nível de futebol que estamos acompanhando’, o aspecto de quais seleções são favoritas, qual o ‘gap’ que existe entre elas? A Inglaterra está muito à frente, pois apresentou o físico, o técnico, a empolgação, a parte psicológica e anímica, quatro partes fundamentais do futebol, pontos que outras seleções também apresentaram em um nível muito alto, isso mexe na ordem do favoritismo”., pontuou a apresentadora, em entrevista à Revista Esquinas, da faculdade Cásper Líbero. 

Outra seleção que não pode ser desconsiderada é a do Brasil (afinal, o país tem um histórico tradicional no futebol, é o ano de despedida da rainha Marta dos gramados e a equipe tem conseguido resultados importantes nos últimos tempos). Que vença a melhor!

Pernambuco confirma terceira morte de paciente com Candida auris

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, hoje, a terceira morte de um paciente com o superfungo Candida auris, em 2023, em Pernambuco. De acordo com o governo, o óbito não foi provocado pela doença. Desde maio, 11 pessoas foram diagnosticadas com o fungo.

Segundo a SES, o paciente era um homem de 77 anos, que estava internado no Hospital do Tricentenário, em Olinda, no Grande Recife. A morte aconteceu por problemas de saúde que não têm a ver com o superfungo. Ele morreu na terça-feira (18).

O idoso foi o segundo paciente diagnosticado com o superfungo, no dia 14 de maio. De acordo com a SES, ele deu entrada na unidade com infecção urinária, sendo internado na enfermaria, e o quadro de saúde foi se agravando durante o período de internamento.

A primeira morte de um paciente com Candida auris – um homem de 63 anos – foi confirmada no dia 16 de junho. A segunda, de outro idoso, de 69 anos, foi notificada em 5 de julho. Ao todo, 11 pessoas foram infectadas pelo superfungo no estado em 2023.

Fonte: G1

Norte e Nordeste abrigam 13,8% da população que vive em municípios com contratos pendentes, conforme exigências do Novo Marco Legal do Saneamento

São essas regiões que estão mais distantes de cumprir com as metas estabelecidas até 2033

Com intuito de acompanhar o estágio de implantação do Novo Marco Legal do Saneamento, o Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados e com o apoio institucional da Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento (ASFAMAS), lançou a segunda edição do estudo Avanços do Novo Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil – 2023 (SNIS 2021)”. No último sábado, 15 de julho, o Novo Marco completou três anos de aprovação. Um dos pontos que o estudo analisa é a capacidade econômico-financeira das companhias de saneamento frente às suas obrigações para o avanço dos serviços à população.

Dentre os 3,9 mil municípios cujas documentações de capacidade econômico-financeira deveriam ter sido apresentadas pelos respectivos prestadores, segundo Decreto 10.710/2021, até 31 de dezembro de 2021, quase um terço desse grupo – 1,1 mil municípios – sequer teve a documentação apresentada ou foi considerada irregular pelas respectivas agências reguladoras subnacionais. Cerca de 13,8% da população brasileira reside nos municípios nessa situação, ou seja, mais de 30 milhões de habitantes. Com os novos prazos estipulados pelos mais recentes decretos presidenciais, haverá uma nova rodada de comprovação dessa capacidade para as companhias estaduais, que devem apresentar seus documentos até o fim de 2023, estando, portanto, com classificação pendente e não mais irregular.

A maioria das cidades com classificação “pendente” situam-se nos estados do Norte e do Nordeste do Brasil. São nessas localidades onde são vistos os maiores desafios para levar os serviços de água e esgotamento sanitário para os habitantes e, por consequência, são as mais distantes das metas propostas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico. Para efeito de comparação, os municípios considerados regulares investem cerca R$ 113,03 por habitante em saneamento básico, duas vezes a mais do que os municípios em situação pendente investem, R$ 55,22 por habitante.

É observado que nesses municípios com contratos pendentes, o baixo atendimento em abastecimento de água e em esgotamento sanitário, como também os altos níveis de perdas de água, aparecem como uma das possíveis explicações para a não apresentação da documentação com a capacidade econômico-financeira ou reprovação pelas agências reguladoras (quando da vigência do prazo anterior). Nesses municípios, somente 65,6% dos habitantes possuem acesso ao serviço de abastecimento de água e apenas 29,4% possuem atendimento à coleta de esgoto. Além disso, meros 37,0% do volume de esgoto são tratados e, mais da metade, 51,4%, da escassa água produzida é perdida antes mesmo de chegar nas residências dos moradores.

BNDES e fundo da ONU lançam edital de R$ 1 bi para segurança alimentar no Nordeste

Chamada pública vai selecionar até quatro propostas de projetos em áreas rurais

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) da Organização das Nações Unidas (ONU) lançaram nesta terça-feira, 18/7, em Brasília, o edital Sertão Vivo. A iniciativa destina R$ 1 bilhão para projetos que visem aumentar a segurança alimentar e promover a mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas.

“O que estamos fazendo é construir as bases para proteger a Terra, mas sobretudo para proteger os mais pobres do agravamento da crise climática que se avizinha. Estamos nos preparando para as adversidades e mostrando que o BNDES sabe criar, inovar, fazer”. (Aloizio Mercadante, presidente do BNDES)

Além dos presidentes do Banco, Aloizio Mercadante, e do FIDA, Álvaro Lario, participaram do lançamento, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, representando o Consórcio Nordeste.

A chamada pública vai selecionar quatro propostas de implantação de projetos de resiliência climática em áreas rurais de clima semiárido, apresentadas por estados da Região Nordeste, para apoio direto. Agricultores familiares, incluindo comunidades tradicionais e povos indígenas, serão apoiados na aplicação de princípios e práticas que aumentem a resiliência dos sistemas de produção agrícola ao mesmo tempo em que restauram ecossistemas degradados.

“O que nós estamos fazendo aqui é construir as bases para proteger a Terra, mas sobretudo para proteger os mais pobres do agravamento da crise climática que se avizinha. Estamos nos preparando para as adversidades e mostrando que o BNDES sabe criar, inovar, fazer”, afirmou Mercadante, destacando que “um milhão de pessoas vão poder melhorar suas práticas agrícolas com sustentabilidade, ter recursos hídricos para enfrentar as adversidades e aumentar a renda com atividades sustentáveis, como a agroecologia”.

A maior parte dos recursos para a iniciativa vem de captação de US$ 129,5 milhões realizada pelo BNDES junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Agência especializada das Nações Unidas, o FIDA opera com recursos do Green Climate Fund (GCF), braço da ONU que financia a custos incentivados a implantação das metas do Acordo de Paris. Os estados selecionados e o BNDES adicionarão, juntos, mais US$ 73 milhões como contrapartida, perfazendo o total de aproximadamente R$ 1 bilhão pela cotação atual do dólar.

“O FIDA está muito satisfeito e honrado em ter o BNDES como seu novo e grande aliado para o desenvolvimento no semiárido nordestino, principalmente em valorizar e galvanizar a atenção internacional ao bioma caatinga, único e exclusivo do Brasil”, disse Álvaro Lario.

REFERÊNCIA – Inédito nas operações do FIDA com banco de desenvolvimento, o edital Sertão Vivo, também chamado de projeto Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste, é inspirado na exitosa experiência brasileira de enfrentamento à pobreza rural e combate à fome. A expectativa é de que se torne referência em futuras operações internacionais dessas instituições.

Para a governadora Fátima Bezerra, que é coordenadora política da Câmara Técnica da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, a parceria feita pelo BNDES “lança luzes e aponta caminhos nessa nova conjuntura”. Pelo desenho do edital, os estados selecionados serão os agentes repassadores dos recursos na ponta.

“O Consórcio Nordeste é uma experiência de trabalho muito evoluída no semiárido, na caatinga. O bioma tem suas complexidades, mas pode ensinar o Brasil e o mundo nesse momento de dificuldades climáticas, e o FIDA pode ajudar a dar um salto nessa experiência para uma agricultura que, por um lado, produz alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, é regenerativa”, avaliou o ministro Paulo Teixeira.

Inscrições abertas para curso preparatório gratuito responsável por mais de 1.200 aprovações de brasileiros em universidades estrangeiras

Harvard, MIT, Stanford, Princeton e Yale são algumas das principais instituições para os quais os alunos do Prep Program, da Fundação Estudar, ingressaram

Estão abertas as inscrições para o Prep Program, preparatório gratuito da Fundação Estudar que já garantiu mais de 1.200 aprovações em universidades do exterior, sendo 440 delas em grandes universidades norte-americanas como Harvard, MIT, Stanford, Princeton e Yale. Para concorrer a uma vaga, basta preencher o formulário até 10 de setembro por meio deste link.

Desde sua criação em 2009, o Prep Program já preparou mais de 520 brasileiros para realizar o sonho de uma graduação internacional. “O diferencial do Prep Program está em sua abordagem holística na avaliação dos candidatos. O programa acredita que qualquer pessoa, independentemente de sua origem e experiência, pode se candidatar e ser aprovada em uma universidade estrangeira”, explica Anamaíra Spaggiari, diretora executiva da Fundação Estudar.

O curso oferece apoio individualizado aos candidatos que desejam ingressar em universidades estrangeiras, por meio de mentoria com estudantes ou de ex-alunos de universidades americanas e, em casos de necessidade comprovada, auxílio financeiro para cobrir os custos do processo. O Prep Program disponibiliza ainda orientação especializada no processo de application para universidades com bolsas parciais e integrais para estrangeiros, permitindo aos estudante ingressarem nas melhores instituições acadêmicas do mundo, além de aulas preparatórias para os testes padronizados do processo de candidatura.

Pré-requisitos

Para participar do Prep Program 2023, os candidatos devem ser brasileiros; estar cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em 2023; possuir excelente domínio de inglês; não ter ingressado em nenhuma universidade e não ser beneficiário(a) de outros programas gratuitos de preparação para o application.

Os interessados devem preencher um formulário com informações básicas, detalhando suas atividades extracurriculares e prêmios, enviar uma redação em inglês e um vídeo de apresentação, além de realizar testes de lógica e inglês. Após esta primeira etapa, os pré-selecionados participarão de uma entrevista em inglês, online, com a comissão avaliadora do programa.

Todo o apoio aos selecionados será oferecido remotamente, por e-mail, Skype e telefone, permitindo a participação de alunos de todas as regiões do Brasil.

Serviço Prep Program
Data: 10/09
Onde se inscrever: por meio deste link
Custo: gratuito
Modalidade: remota

WhatsApp começa a voltar a funcionar após queda global na tarde desta quarta-feira

O WhatsApp começa a voltar a funcionar após queda global na tarde desta quarta-feira (19). Os usuários alegam erro ao tentar enviar mensagens tanto na versão Web quanto no aplicativo.

No Twitter, há relatos de que aparece a mensagem “conectando” quando a mensagem seria enviada, juntamente a um relógio.

A falha também foi observada é outros países, como o Reino Unido, com 177 mil reclamações, Estados Unidos, com 34 mil reclamações, e França, com 209 mil reclamações.

No Downdetector, que reúne falhas de sites e aplicativos, houve um pico de 44 mil reclamações de usuários do WhatsApp.

No Downdetector, que reúne falhas de sites e aplicativos, houve um pico de 44 mil reclamações de usuários do WhatsApp. — Foto: Reprodução
No Downdetector, que reúne falhas de sites e aplicativos, houve um pico de 44 mil reclamações de usuários do WhatsApp. — Foto: Reprodução

Já no Twitter, mais de 419 mil publicações citam o WhatsApp.

Mais de 400 mil publicações citam o WhatsApp no Twitter — Foto: Reprodução/Twitter
Mais de 400 mil publicações citam o WhatsApp no Twitter — Foto: Reprodução/Twitter
Fonte: G1

Câmara de Vereadores de Salgueiro aprova proposta que aumenta percentual de emendas impositivas e permite emendas de bancada


Na Sessão Ordinária desta quarta-feira (19), a Câmara de Vereadores de Salgueiro aprovou uma proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal que aumentou de 1,2% para 2% o índice do orçamento do município que deve ser reservado para emendas individuais dos vereadores. O projeto também estabelece que 1% do orçamento será destinado a emendas de bancadas. A vereadora Eliane Alves votou contra e Fátima Carvalho se absteve.

Apresentada pelos vereadores Professor Agaeudes, Emmanuel Sampaio, Léo Parente, Henrique Leal Sampaio, Flávio Barros, André de Zé Esmeraldo, Baldin dos Anjos e Sávio Pires, com subscrição de Bruno Marreca, a emenda adequa a legislação municipal à lei federal, cujo o índice de emendas impositivas foi aumentado para 2% pela Emenda Constitucional n° 126, de 21 de dezembro de 2022.

Agora os vereadores terão mais recursos no orçamento da prefeitura para indicação de obras e serviços, cabendo ao governo municipal executar.

SALGUEIRO: 8° BPM realiza a 1° corrida Agamenon Magalhães

No dia 03 de Setembro acontece em Salgueiro, a 1ª Corrida Agamenon Magalhães, em comemoração aos 41 anos do 8° Batalhão da Polícia Militar.

Com as categorias Militar e Público Geral, as inscrições custam R$ 40 e podem ser feitas até o dia 13 de agosto clicando AQUI. Os inscritos ganharão camisa e aos que finalizarem o percurso receberão uma medalha.

A concetração no dia 03 de setembro acontece às 6h da manhã na praça da Igreja Matriz em Salgueiro e a largada acontece às 7h da manhã.

Eleito pelo PSB, deputado estadual Jarbas Filho retorna ao MDB

Chegou o dia de voltar para casa. Hoje, com muita emoção e felicidade, anuncio o meu retorno para o Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Faço, com a benção e anuência do meu pai, o senador Jarbas Vasconcelos. Ele, que é minha grande fonte de inspiração e uma das principais figuras públicas do partido.

Nasci e cresci vendo como fazer política buscando sempre o bem do povo. Política feita com vontade, com coração. Foi nos corredores do partido que tive minha formação pública. Participei ativamente dos movimentos encabeçados pela agremiação, fui às ruas, conversei com cada um e cada uma do estado divulgando os nossos propósitos. Vi Jarbas, com a ajuda de tantos outros, erguer o MDB, fazê-lo grande e imprescindível na história do nosso país.

Para disputar a última campanha, por questões eleitorais, precisei sair do MDB e fui carinhosamente recebido no PSB. Agradeço, inclusive, ao ex-governador Paulo Câmara, por quem nutro um enorme carinho e de quem recebi o convite para entrar no partido. Ao lado dos companheiros do Partido Socialista Brasileiro fui eleito deputado estadual. Marchei e defendi as suas bandeiras, como precisava ser feito e sempre que os nossos ideais coincidiam.

Agora, de saída, quero agradecer publicamente também a todos que fazem o PSB. Em especial ao presidente nacional Carlos Siqueira e ao querido amigo e deputado estadual Sileno Guedes, que comanda a sigla em Pernambuco.

Após pouco mais de um ano longe, volto para o MDB com o coração cheio de vontade de trabalhar todos os dias, incansavelmente, pelo fortalecimento do partido e, principalmente, pelo desenvolvimento de Pernambuco. A legenda faz parte da história do país, como grande força política. Foi protagonista em diversos momentos de superação no Brasil, incluindo a luta pela democracia. Tenho orgulho de ter minhas raízes fincadas na legenda, de chamar o MDB de lar. Agora vamos arregaçar as mangas e contribuir, juntos, por um estado melhor para o seu povo.

Jarbas Filho
Deputado Estadual