Em clima de otimismo, varejo do Estado já importou 1,2 toneladas de bacalhau e 17 mil quilos de chocolate para as festividades da Semana Santa
Em Pernambuco, a importação de produtos como pescados e chocolates deve exercer influência positiva no faturamento do varejo durante a Páscoa, sexta data comemorativa mais importante para o varejo brasileiro. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), a expectativa é que o volume de vendas alcance R$80,56 milhões, se mostrando estável quando comparado ao ano passado. Os dados foram retirados da previsão do volume de vendas para a Páscoa de 2024 no varejo nacional, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O estudo ainda aponta um crescimento nacional de 4,5% no volume de vendas — comparado ao ano de 2023 —, alcançando R$3,44 bilhões só este ano (Gráfico 1).
A importação de produtos típicos é um indicativo da expectativa do varejo para essa data: segundo a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), a quantidade importada de bacalhau no primeiro bimestre de 2024 foi de 1,2 tonelada, enquanto as importações de chocolates foi de 17 mil quilos, ambos para Pernambuco.
Gráfico 1: Volume de vendas do varejo no mês da Páscoa no Brasil (R$ bilhões)
Gráfico 2: Expectativa de volume de vendas no mês da Páscoa de 2024 em Pernambuco (R$ milhões)
Tabela 1: Variações dos preços de bens e serviços mais demandados no mês da Páscoa no IPCA-15 (Variações % em relação à Páscoa do ano anterior)
Em vista desses resultados, a Fecomércio-PE realizou uma sondagem junto a empresários dos segmentos de super e hipermercados e comércio de chocolates e peixarias no Recife. A pesquisa evidencia um clima de otimismo em relação à sexta data comemorativa mais relevante para o varejo. Dentre os motivos que embasam essa expectativa positiva, destaca-se o aumento da procura pelos produtos, impulsionado pela utilização de canais de comunicação como aplicativos de mensagens e redes sociais.
No que diz respeito às estratégias de vendas adotadas pelos empresários para potencializar o volume de vendas, destaca-se o uso ativo das redes sociais como meio de alcançar os clientes, além da participação em eventos e feiras do setor. A pesquisa revelou uma sólida confiança mútua entre os empresários do varejo em relação à temporada da Páscoa, com expectativas de um aumento nas vendas e planos para contratar funcionários temporários visando atender à demanda sazonal adicional.
“O varejo está otimista com as projeções para a Páscoa de 2024, com a expectativa de volume de vendas atingindo R$80,5 milhões. A estabilidade prevista para Pernambuco, influenciada pela importação de pescados e chocolates, demonstra a solidez do setor mesmo com as adversidades do mercado de trabalho, que podem vir a influenciar o consumo nesse período. O varejo deve estar preparado para atender a demanda dos consumidores, ofertar diversidade nas modalidades de pagamentos, utilizar estratégias de vendas para atrair clientes e incentivar seus colaboradores com comissões”, afirma o presidente da Fecomércio-PE, Bernado Peixoto.