O governador Paulo Câmara fez um balanço dos seus oito anos a frente do executivo pernambucano. Em entrevista ele destacou as principais realizações e desafios enfrentados durante a gestão. Paulo Câmara destacou a educação pública de Pernambuco, referência no Brasil e frisou o equilíbrio fiscal do Estado.
“Os pontos importantes que foram feitos nesses últimos 16 anos e especialmente nos últimos oito anos, e a gente deixa tudo pronto para o futuro. Pernambuco hoje tem uma educação pública de referência no Brasil, estamos com quase 80% dos nossos alunos de ensino médio estudando em tempo integral, ou seja, quem quer estudar em tempo integral tem vaga. Hoje não tem nenhuma disputa entre se estudar na escola tempo integral, tem vagas em todo o estado, em todas as regiões. A educação hoje está em outro patamar em relação ao que era há 16 anos atrás, inclusive de referência no Brasil. Pernambuco é um exemplo de gestão pública em si, é só ver a forma que nós fazemos gestão e os nossos indicadores também mostram o Estado equilibrado, um estado com menor endividamento da sua história, com patamares de despesas pessoal também um dos menores da sua história, ou seja, tudo pronto aí para os desafios do futuro.”
O governador Paulo Câmara também falou dos desafios enfrentados durante a pandemia na área da saúde, ampliação de leitos e da atração de novas empresas para Pernambuco.
“Se nós formos olhar hoje a capacidade de leitos que nós temos e que nós tínhamos em 2007, Pernambuco tem mais que o dobro do número de leitos em saúde. Interiorizamos o desenvolvimento na questão de saúde no interior. Pernambuco, hoje tem todas as macro-regiões com uma capacidade de atendimento de saúde que não tinha anteriormente. Inclusive nós vamos inaugurar na próxima terça-feira (20), a 2ª etapa do Hospital Geral do Sertão que vai ficar em Serra talhada.”