O governador Paulo Câmara (PSB), recebeu nesta terça-feira (22), no palácio do Campo das Princesas, o embaixador de Portugal no Brasil, Luiz Faro Ramos, que faz a sua primeira visita à Pernambuco. O encontro tem o objetivo de comemorar o centenário da primeira travessia do Atlântico Sul. A homenagem será feita com a repetição da viagem integral dos portugueses, escalando exatamente os mesmos locais onde eles atracaram. Pernambuco foi o primeiro dos Estados a ser visitado por eles. A expedição é integrada por nove veleiros com cerca de 30 tripulantes. O embaixador explicou detalhes da expedição Lusitânia:
“Vai chegar aqui a Noronha, no dia 18 maio e vai chegar ao Recife, por volta do dia 25 e 26 de maio. Nós estamos preparando um evento comemorativo como a dimensão e com impacto à altura daquilo que é esse feito enorme da navegação”
Ainda em homenagem ao centenário da travessia, a expedição também tem uma inspiração ambientalista, voltada para a defesa dos oceanos. Todas as embarcações estamparão a logo “Salve os oceanos, salve a humanidade”. Uma campanha de sensibilização, que alerta para a urgência do desenvolvimento sustentável. No Brasil farão escalas em Fernando de Noronha, Recife, Salvador, Porto Seguro, Vitória e Rio de Janeiro.