PCPE afasta presidente da Câmara de Vereadores de Ipojuca por suspeita de ‘rachadinha’

Foto: Rafael Vieira

Além de Deoclécio Lira, mais treze comissionados foram afastados após operação

Polícia Civil de Pernambuco desencadeou, nesta terça-feira (5), a Operação Fetta, com o intuito de desmantelar uma organização criminosa suspeita de praticar peculato e lavagem de dinheiro no município de Ipojuca. A ação, conduzida pela Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) e sob a liderança do Delegado Breno Maia, titular da 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), foi resultado de investigações que se iniciaram em janeiro de 2023.

Segundo informações divulgadas, o esquema conhecido como “rachadinha” envolvia o presidente da Câmara Municipal de Ipojuca, o vereador Deoclécio Lira (Republicanos), e servidores comissionados de seu gabinete, tanto ativos quanto exonerados nesta legislatura. A prática ilegal consistia em desvios de parte dos salários dos funcionários para enriquecimento ilícito, configurando crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

Durante a operação, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Ipojuca, com alvos incluindo o gabinete de Deoclécio na Câmara Municipal. Como medida cautelar, o presidente do Legislativo e treze comissionados foram afastados de suas funções públicas, em ação que visa preservar a integridade das investigações e evitar interferências no processo.

A Operação Fetta mobilizou um efetivo de 150 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, com apoio das unidades especializadas CORE/PCPE e DINTEL. Embora a Polícia Civil não tenha divulgado detalhes sobre os materiais apreendidos, a ação representa um passo significativo no combate à corrupção no setor público do município.

Fonte: Nill Junior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.