Na noite da última segunda-feira, 31, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoveu uma Reunião Solene para conceder os Títulos de Cidadãos Pernambucanos a duas figuras ilustres que têm se destacado pelos serviços prestados à comunidade de Salgueiro: o ex-prefeito Clebel Cordeiro e Pe. Remi de Vetor. O evento contou com a presença do prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, acompanhado do vice-prefeito Emmanuel Sampaio e dos vereadores Léo Parente, Eduarda Sampaio, Michel Vasconcelos, Flavinho Barros, prof Agaeudes, Mael do Divino, Baldin dos Anjos, Zé Carlos .
Durante seu discurso na tribuna da Alepe, Fabinho destacou a importância de Pe. Remi para a cidade. “A chegada de padre Remi foi um divisor de águas para Salgueiro. Ele mudou e revolucionou a história de nossa cidade com sua fé, bravura e altivez”, afirmou, visivelmente emocionado por fazer parte dessa homenagem.
O prefeito também elogiou Clebel Cordeiro, ressaltando seu impacto positivo na vida da população. “Sua história é de resiliência, luta e perseverança, e foi em Salgueiro que ele construiu uma bela família”, .
O ponto ápice da cerimônia se deu quando o prefeito convidou alunos do projeto Proac, que tem promovido a inclusão social de crianças e adolescentes no bairro Divino Espírito Santo, para se apresentarem no auditório Senador Sérgio Guerra, emocionando a todos e surpreendendo o Pe Remi, fundador do projeto social.
O deputado Joãozinho, responsável pela proposta de título a Pe. Remi, também fez uma homenagem ao sacerdote, agradecendo por seu trabalho . “Esse título é um reconhecimento mais do que merecido para alguém que tanto fez e continua fazendo pelo nosso povo, especialmente pelo sertanejo”, disse ele, ao ler uma biografia que destacou as realizações sociais de Pe. Remi em Salgueiro.
Referente a Clebel, que recebeu o título por indicação do deputado federal Clodoaldo Magalhães, o presidente do Salgueiro Atlético Clube, Claudinei Santos, lembrou que a profissionalização do clube foi um sonho compartilhado entre Clebel e Ailton Souza. “Ele pode não ter tido formação acadêmica, mas possui um vasto conhecimento da vida e do futebol”, ressaltou.
A entrega dos títulos simboliza o reconhecimento a dois homens que contribuíram significativamente para o bem-estar social, não apenas em Salgueiro, mas em todo Pernambuco. As ações sociais de Pe. Remi e a dedicação de Clebel na profissionalização do futebol e no âmbito administrativo são exemplos de como o comprometimento e a fé podem gerar mudanças positivas e duradouras.