A PEC das drogas foi aprovada em dois turnos no Senado Federal, na última terça-feira (16). Do total de três senadores pernambucanos, dois participaram da votação — com posicionamentos contrários, inclusive — e uma não estava presente.
O texto da PEC das drogas criminaliza o porte e a posse de drogas em qualquer quantia e prevê a inserção de uma diferença entre o traficante e o usuário. A pauta agora seguirá para a Câmara dos Deputados.
O senador Humberto Costa (PT) votou contra a proposta. Segundo ele, “a política punitivista é ineficaz e produz impacto devastadores que implica diretamente as pessoas pretas, pobres e periféricas desse país”.
“Essa emenda é um atestado de que nós falhamos, de que essa política punitivista e repressiva é ineficaz e produz impactos devastadores”, disse o senador petista.
O senador Fernando Dueire (MDB) votou a favor do projeto. Mesmo com posicionamento contrário ao de Humberto na pauta, ele publicou uma foto ao lado do colega em suas redes sociais momentos antes da votação. Eles apareceram na imagem ao lado do prefeito da cidade de Afrânio, Rafael Cavalcanti, que estava visitando o Senado.
A senadora Teresa Leitão (PT) não estava presente na votação, pois acompanha o presidente Lula na viagem à Colômbia. A parlamentar afirmou que, caso estivesse presente, votaria contra a proposta.