O Banco do Nordeste (BNB) está financiando a aquisição de duas britadeiras em cone para uma nova pedreira em São Lourenço da Mata, em Pernambuco, que será inaugurada nas próximas semanas e deve gerar cerca de 70 empregos, sendo 40 diretos. Estão sendo contratados R$ 2,8 milhões com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
A Pedreira Jatobá irá explorar, principalmente, a atividade de extração e britamento de pedras e outros materiais para construção e beneficiamento associado. Além dos empregos gerados, a empresa deve gerar outros negócios na cadeia da construção civil.
A expectativa é que a abertura da nova empresa gere novos negócios no município. “Para o BNB, é de grande importância apoiar esses projetos que geram emprego, principalmente no interior do estado. Existe uma série de serviços que também são impulsionados, que vão do fornecimento de refeições aos trabalhadores ao transporte das britas, passando por venda de fardas e abastecimento de frotas. São inúmeros negócios de apoio que também geram novos empregos”, explica o superintendente estadual Pedro Ermirio de Almeida Freitas Filho.
Segundo o sócio administrador Paulo José Araujo Jatobá, o impacto econômico na região é ainda maior. “Além dos recursos tomados no BNB, que é o único passivo da empresa, já fizemos um investimento de mais de R$ 10 milhões com recursos próprios”, explica.