Com o objetivo de discutir investimento e infraestrutura de arranjos estratégicos para economia de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra recebeu nesta quinta-feira (16), o Ministro de Portos e Aeroportos Márcio França no Palácio do Campo das Princesas.
Na ocasião foi apresentada pela Chefe do Executivo, a necessidade da conclusão da Transnordestina, incluindo o ramal que chega até o ponto de Suape, afim de melhorar a balança comercial pernambucana. “O nordeste precisa ser parte da solução do Brasil e parte dessa solução passa pelo investimento em infraestrutura. Nós temos aqui portos, aeroporto e a necessidade de conclusão da transnordestina, chegando aqui para permitir que a gente tenha capacidade de alavancar arranjos produtivos locais e permitir escoamento de mercadoria, melhorar a balança comercial pernambucana e com isso a comercial brasileira, diminuir o custo do Brasil a partir da integração com instrumentos tão importantes. Discutimos aqui alternativas e com isso permitir que Pernambuco se reposicione no cenário econômico nacional e mundial.”
Durante a visita Pernambuco, o Ministro de Portos e Aroportos realizou uma vistoria nas obras do Aeroporto Internacional do Recife e fez visita técnica no Porto do Recife, onde foram discutidas questões relacionadas a profundidade do deck para trancamento de navios de transporte de passageiros, como os transatlânticos. Em seguida Márcio França sobrevoou o Complexo Industrial Portuário de Suape, onde discutiu sobre a dimensão e a lógica operacional do Porto. Ele destacou a importância estratégica da necessidade de conclusão da transnordestina. “Com o tempo eu acho que o Porto de Recife tem alternativas, porque como é um lugar muito privilegiado do ponto de vista geográfico, por ser mais próximo de tudo. Mas também não adianta você entupir de carga aqui se você tem Suape, que é um ponto estratégico não só para Pernambuco, no Nordeste, mas para o Brasil. Ele é feito numa posição muito boa, com água mais profundas.”