A secretaria de Educação do Rio Grande do Sul enviou uma comitiva para visitar 3 escolas de ensino integral da rede estadual de Pernambuco. 25 gestores gaúchos participaram do intercâmbio.
A intenção foi conhecer o modelo político pedagógico que tranformou PE em referencia em ensino médio no Brasil.
“A Secretaria de Educação de Pernambuco se baseia na proposta pedagógica norteada pela educação Interdimensional. Nossos estudantes desenvolvem competências cognitivas e socioemocionais, trabalhando com projeto de vida, protagonismo juvenil, acolhimento e eletivas nas áreas de teatro e música, por exemplo; ou até específicas, como educação financeira. Eles fazem a opção de qual eletiva querem cursar”, destaca a secretária-executiva de Educação Profissional e Integral, Ana Cristina Dias.
Os representantes da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul visitaram além da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano – Aurora, o EREM Ageu Magalhães, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife e o EREM José Vilela, situado em Casa Forte, também na Zona Norte.
A secretária adjunta Stefanie Eskereski destaca a importância do encontro para o encaminhamento das políticas educacionais do Rio Grande do Sul.
“O nosso objetivo é de levar tudo isso que estamos aprendendo aqui, todas as trocas que estamos vivendo, de volta para o RS, para construir o nosso modelo de Tempo Integral cada vez mais forte”, afirma.
Pernambuco é uma das referências em ensino integral no Brasil. O Estado é o terceiro no ranking com mais escolas do tipo em todo o País. São 637 unidades que oferecem aulas e atividades pedagógicas complementares para a ampliação de conhecimentos dos estudantes.