A capital de Pernambuco, Recife, foi confirmada como anfitriã da edição 2024 dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), a maior competição do segmento escolar do país, chancelada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
O anúncio oficial ocorreu na abertura da edição atual do evento, que acontece entre os dias 27 de outubro e 09 de novembro, em Brasília-DF.
Durante a cerimônia que deu início aos JEB’s 2023, realizada na última sexta-feira, 27 de outubro, foi confirmada a cidade do Recife como a próxima sede da competição, que recebe cerca de cinco mil alunos/atletas de todos os Estados na atual edição.
Para as disputas dos atuais jogos, a delegação de Pernambuco conta com cerca de 240 pessoas, entre alunos/atletas, técnicos e staff. Ao todo, estão sendo disputadas 18 modalidades na competição: basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ginástica rítmica, ginástica artística, tênis de mesa, xadrez, badminton, judô, karatê, wrestling e natação.
Nos primeiros dias de disputa, os representantes das artes marciais estão se destacando. Só no judô e karatê, Pernambuco já conta com 18 medalhas conquistadas nas séries ouro, prata e bronze dos JEB’s, que são uma espécie de primeira, segunda e terceira divisão da competição.
Das 18 medalhas, 13 foram arrematadas pelos atletas do judô, sendo: 1 ouro, 5 pratas e 7 bronzes. Já os karatecas, conseguiram 5 medalhas, sendo 4 ouros e 1 prata, terminando no segundo lugar geral da competição.
Até o dia 08 de novembro, Pernambuco segue na disputa por mais conquistas em todas as outras modalidades em que conta com representantes.
Na edição anterior, realizada no Rio de Janeiro, o Estado terminou sua campanha com 67 medalhas conquistadas, sendo 17 de ouro, 27 de prata e 23 de bronze.