PF desarticula grupo formado por servidores da prefeitura Petrolina que fraudava processos de concessão do programa “Casa Verde e Amarela”

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (25/10), a Operação Tempo Perdido, com o objetivo de desarticular grupo criminoso, formado por servidores públicos do Município de Petrolina/PE, especializado em fraudar os processos de concessão do Programa Casa Verde e Amarela (Minha Casa Minha Vida), do Governo Federal.

A intenção seria beneficiar parentes e pessoas próximas, além de comercializar as unidades habitacionais. Mais de 70 Policiais Federais cumprem sete mandados de afastamento cautelar das funções públicas e 16 Mandados de Busca e Apreensão nos Estados da Bahia e de Pernambuco, em razão da atuação perene dos servidores públicos investigados.

Segundo se apurou, entre junho de 2020 e julho de 2021, foram perpetradas diversas fraudes no âmbito dos processos administrativos relacionados ao Programa Casa Verde e Amarela, consistentes na falsificação de documentos, atesto de informações inexistentes, bem como a inobservância dolosa dos requisitos legais para concessão da habitação.Estima-se que as fraudes geraram um prejuízo de aproximadamente R$ 17 milhões aos cofres públicos.

Os investigados responderão pelos crimes de Associação Criminosa, Falsidade Ideológica, Corrupção Passiva, Prevaricação e Fraude Contra o Sistema Financeiro. As penas somadas podem chegar a 37 anos de reclusão.

A Polícia Federal continuará a apuração, na tentativa de elucidar a real amplitude da associação criminosa, bem como identificar outros integrantes.

CANAIS DE DENÚNCIA

A Polícia Federal disponibiliza o e-mail gab.jzo.ba@pf.gov.br e a conta Whatsapp (74) 3614-9125 para o recebimento de denúncias e outras informações referentes aos fatos, além do serviço de plantão na própria Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro/BA. Comunicação Social   Superintendência Regional de Polícia Federal na Bahia Telefone: (71) 3319-6002/ 71 9 9258-0023.

Da redação do Blog do Everaldo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.