Polícia Civil de Pernambuco participa de curso nacional sobre atendimento à população indígena

Representantes da Polícia Civil de Pernambuco estão participando, em Brasília, do Curso Nacional de Atendimento à População Indígena, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A capacitação teve início na última segunda-feira (12) e segue até a próxima sexta-feira (23), reunindo profissionais de todo o país vinculados ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

O curso tem como objetivo principal capacitar agentes de segurança pública para atuarem de maneira eficaz, respeitosa e humanizada junto aos povos indígenas e em seus territórios, promovendo o respeito à diversidade cultural, aos direitos humanos e assegurando a correta investigação de ilícitos que afetem essas comunidades, sempre dentro das competências legais de cada instituição.

Durante a formação, os participantes têm acesso a uma programação extensa e interdisciplinar, que inclui temas como: Aspectos Sociais e Antropológicos dos Povos Indígenas; Proteção dos Territórios Indígenas; Direitos Indigenistas e Direitos Humanos; Direitos das Crianças e Adolescentes Indígenas; Policiamento Ambiental e Fluvial; Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (ITMPO); e técnicas e Táticas Policiais, entre outros.

A presença da Polícia Civil de Pernambuco, com representantes da Delegacia de Desaparecidos e Proteção à Pessoa (DDPP/PCPE) reforça o compromisso da instituição com uma atuação mais sensível, inclusiva e alinhada aos princípios dos direitos humanos, com foco em um acolhimento qualificado e atendimento humanizado às populações indígenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.