
A Polícia Federal (PF) em Pernambuco, por meio da Delegacia de Imigração, faz um alerta importante à população sobre golpes relacionados à emissão de passaportes. O objetivo é evitar que pessoas sejam enganadas por sites falsos ou caiam em armadilhas que envolvem o pagamento de taxas indevidas.
Muitos desses golpes acontecem por meio de sites patrocinados em mecanismos de busca na internet. Essas páginas, aparentemente confiáveis, cobram taxas apenas para redirecionar os usuários ao site oficial da PF e ainda coletam dados pessoais que podem ser usados em fraudes financeiras. Há diversos relatos de pessoas que realizaram pagamentos via Pix acreditando que estavam quitando a taxa do passaporte, mas, posteriormente, foram surpreendidas com a cobrança real de R$ 257,25, que é o único valor oficial cobrado para a emissão do documento.
Orientações:
- Para emitir seu passaporte, acesse apenas os sites oficiais gov.br ou pf.gov.br.
- Nunca clique em links de despachantes ou anúncios patrocinados em pesquisas na internet.
- Evite sites com final “.com.br” relacionados à emissão de passaportes. Eles não são oficiais.
- Não utilize serviços de despachantes. O processo de emissão é feito de forma direta, segura e simples pelo site da Polícia Federal. O valor a ser pago é apenas R$ 257,25 — qualquer outro valor é cobrança indevida.
- No Recife, o posto oficial para emissão de passaportes fica no Shopping RioMar e funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h30. Após o agendamento e o pagamento da taxa, o atendimento geralmente acontece no dia seguinte.
- Com a chegada do período de férias, a procura por passaportes aumenta. Por isso, antecipe seu agendamento para evitar contratempos.
A PF reforça que o cidadão deve ficar atento a qualquer tentativa de intermediação ou cobrança extra no processo de solicitação de passaporte. Segurança e agilidade só são garantidas pelos canais oficiais.