Na tarde desta quarta-feira (4), o prefeito eleito de Salgueiro, Fabinho Lisandro (PRD), participou de uma reunião com o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Télio Nobre Leite. O encontro contou também com a presença de servidores e alunos da instituição e teve na pauta, o início da construção do campus da Univasf no município.
O novo campus será erguido no terreno da antiga estação ferroviária, um local histórico que passará a abrigar um importante polo de educação superior. De acordo com o que foi discutido na reunião, as obras estão previstas para começar no início do primeiro semestre de 2025. A reitoria informou que R$ 16 milhões estão garantidos para o início da obra via PAC. Um dos principais pontos e o comprometimento dos envolvidos, é iniciar de imediato, a ocupação do espaço com atividades culturais e esportivas, através de uma parceria entre a Prefeitura de Salgueiro e a Univasf.
Lisandro destacou a relevância do projeto para o desenvolvimento local e regional. “A construção do campus da Univasf representa um marco na história de Salgueiro, trazendo oportunidades de ensino superior de qualidade e impulsionando o crescimento socioeconômico do município e de todo o Sertão Central”, afirmou o prefeito eleito.
O vereador Professor Agaeudes, que também participou, comentou o encontro: “Um dos principais temas abordados foi a construção do novo campus, cuja obra está prevista para iniciar no primeiro trimestre de 2025, com recursos já assegurados. Essa iniciativa será um marco para a nossa região, ampliando oportunidades para os jovens e fortalecendo a educação superior em Salgueiro”.