O Procon-Pernambuco fiscalizou, de 30 de maio a três de junho, vinte e seis instituições bancárias, em bairros do Recife e de Paulista. O objetivo da ação foi identificar irregularidades em relação ao tempo de espera dos clientes para atendimento.
A equipe de fiscalização identificou que o tempo de espera na fila para o caixa estava acima do permitido pela Lei Estadual 16.559 de 2019. A lei prevê o prazo máximo de 15 minutos de espera em dias considerados normais e meia hora para dias de pagamento de servidores, tributos e que antecedem ou sucedem feriados.
Sete bancos foram autuados por não respeitarem a exigência. Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Marcelo Canuto, as agências autuadas passam por processo administrativo e ficam sujeitas à penalidade de multa. As instituições autuadas pela demora no atendimento foram: Santander, da Boa vista e de Paulista; Caixa Econômica Federal, na Boa Vista, em Boa Viagem e também em Paulista, e Banco do Brasil e Bradesco, ambos em Paulista O Bradesco, da Imbiribeira, foi autuado por não ter caixa específico para atendimento ao idoso.