Buscando promover uma escuta qualificada para criar de forma coletiva um conjunto de propostas de ações em prol da segurança, da proteção de direitos e do desenvolvimento social pleno das diversas juventudes indígenas do estado, é que a Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco (SCJ-PE) e o Conselho da Juventude Indígena de Pernambuco (Cojipe) reuniram no último sábado (02/03), pelo menos, 60 jovens de 14 territórios indígenas do estado, na cidade de Itacuruba, na aldeia Serrote do Campos do Povo Pankará.
Esse foi o segundo encontro organizado pela Superintendência da Juventude da SCJ-PE junto ao Cojipe, que contou também com a participação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDHPV), contribuindo para a construção do momento, por meio da sua Gerência de Igualdade Racial.
Os jovens articuladores do Cojipe se comprometeram a incluir no seu calendário de ações reuniões bimestrais com a SCJ-PE para monitorar e avaliar a execução das ações apresentadas. “A proposta agora é iniciar a execução do plano de trabalho elaborado, que contará com monitoramento e terá a parceria de outras secretarias e prefeituras na sua concretização”, detalha o superintendente da Juventude da SCJ-PE, Pedro Ribeiro.
A iniciativa visa fortalecer a população indígena do estado, estimulando o protagonismo juvenil e a construção de soluções inovadoras para assegurar direitos e garantir a soberania dos territórios indígenas do estado. “A partir da exposição de questões e problemas, e da construção de um diálogo permanente, que entenda as necessidades desse público e, principalmente, apresente meios de solucioná-los, podemos dar cada vez mais vez e voz para esse público tão importante na condução da nossa sociedade”, concluiu Pedro Ribeiro.