A governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) anunciou, nesta sexta-feira (30), mais sete nomes do seu secretariado para compor o governo de Pernambuco. O anúncio foi feito um dia após a divulgação dos oito primeiros nomes que vão compor o alto escalão do governo.
Atualmente, Pernambuco tem 22 secretarias, além da Procuradoria-Geral do Estado. A governadora eleita ainda não divulgou se vai manter o número ou se vai fazer alguma reforma na estrutura do secretariado.
Confira, abaixo, o perfil de cada um deles:
Secretaria de Saúde: Zilda do Rego Cavalcanti
Zilda do Rego Cavalcanti é formada em Medicina, já foi diretora do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana, na Bahia. É médica geriatra com área de atuação em medicina paliativa e mestra em medicina interna pela UFPE. Foi coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco e, atualmente, coordena a residência de medicina paliativa do Imip, no Recife. Também é conselheira e secretária-geral do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e tutora de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).
Secretaria de Educação e Esportes: Ivaneide Dantas
Ivaneide Dantas é doutora em Administração e tem mestrado e especialização em Administração Pública, além de Administração e Planejamento de Recursos Humanos. É bacharela em Psicologia e em licenciatura plena em Ciências Biológicas.
Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas: Carolina Cabral
Carolina Cabral foi Secretária de Planejamento Orçamento e Gestão e também secretária executiva de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa em Caruaru, cidade governada por Raquel Lyra por dois mandatos. É graduada em Comunicação Social, tem especialização em Primeira Infância e em Administração Pública.
Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha: Ana Luíza Ferreira
Ana Luiza Ferreira é bacharela em Administração de Empresas, mestre em Políticas Públicas e doutora em Ciência Política. Atua desde 2009 com financiamento para investimentos de longo prazo e é certificada pelo Instituto CFA em Investimentos ESG (investimentos que consideram o meio ambiente, o social e a governança). Iniciou a carreira profissional no Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington, nos Estados Unidos. Coordenou a implantação do primeiro escritório da Endeavor no Nordeste do Brasil e teve passagens pelo Citibank e Amcham.
Recursos Hídricos e Saneamento: José Almir Cirilo
É graduado em Engenharia Civil desde 1977, com mestrado e doutorado em Engenharia Civil. Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Campus Acadêmico do Agreste.
Já exerceu diversas funções de gestão nas áreas de recursos hídricos, meio ambiente e ciência e tecnologia. Entre elas, secretário de Recursos Hídricos e Energéticos e secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, nas gestões dos governadores Eduardo Campos (PSB) e Paulo Câmara (PSB) e do pai de Raquel Lyra, João Lyra Neto, que era do PSB. Participou da diretoria do Comitê da Bacia do Rio São Francisco e foi presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Também é membro das Academias de Engenharia e de Ciências de Pernambuco.
Mobilidade e Infraestrutura: Evandro Avelar
Evandro Avelar é formado em Engenharia Civil e já foi secretário estadual das Cidades, de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, e presidente do Porto de Suape. Também foi diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e atuou como secretário municipal em diversos municípios pernambucanos.
Chefia de Gabinete: Eduardo Vieira