Em comemoração aos 136 anos de existência do Corpo de Bombeiros, a governadora Raquel Lyra presidiu a cerimônia e fez a entrega da Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar. A comenda foi entregue a 44 autoridades militares das forças de polícia do Estado em reconhecimento aos serviços prestados à corporação.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que este é um momento de reconhecimento aos serviços do Corpo de Bombeiros. “Nós estamos comemorando 136 anos do Corpo de Bombeiros do Estado, uma instituição muito importante que trabalha para salvar vidas. Seus servidores se colocam em risco várias vezes, seja no combate a incêndios ou nas praias, e esse é um momento de comemorar essa história de serviços prestados à sociedade pernambucana”, disse.
A Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar foi criada em outubro de 1996 pelo então governador Miguel Arraes de Alencar, através do Decreto nº 19.377. A honraria é concedida todos os anos em comemoração ao aniversário da corporação. O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco foi fundado oficialmente em 20 de outubro de 1887.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Luciano Alves, comemorou os recentes investimentos do Governo do Estado, que tem valorizado os Bombeiros e facilitado a execução do trabalho por todo o Estado. “Nós tivemos, somente nesses últimos nove meses, investidos efetivamente no Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco cerca de R$ 8 milhões. Não há precedentes de aporte dessa natureza em toda a história da corporação. Isso se refletiu na aquisição de novos equipamentos, na entrega do Complexo Aquático e novas viaturas, itens essenciais para atendermos à população de forma mais rápida e eficiente”, apontou.
Após a cerimônia, a chefe do Executivo estadual foi presenteada com indumentárias de combate a incêndio personalizadas e fazendo referência à campanha do Outubro Rosa, que tem o objetivo de combater o câncer de mama.
Estiveram presentes os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Ana Maraíza (Administração), Clóvis Ramalho (Defesa Civil) e a corregedora-geral, Mariana Cavalcante, além dos deputados estaduais Henrique Queiroz Filho, Joel da Harpa, Júnior Tércio e Eriberto Filho, e a deputada federal Clarissa Tércio. Ainda acompanharam a solenidade o comandante Militar do Nordeste, general de Exército Kleber de Vasconcellos, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Alexandre Rodrigues, o comandante da Polícia Militar, coronel Tibério César, a chefe da Polícia Civil, Simone Aguiar e o gerente da Polícia Científica Fernando Benevides.