A 2ª edição do evento acontece, simultaneamente, em 14 cidades do país. No Recife, vai ser realizado no Compaz Dom Hélder Câmara, das 8 às 14h
O papel da sociedade política e civil no contexto das melhorias habitacionais é o tema do painel que encerra a edição recifense da 2ª Virada da Habitação, que acontece, no próximo dia 19, no Compaz Dom Hélder Câmara, das 8 às 14h, e em outras 13 cidades do país. Idealizado pela Habitat para a Humanidade Brasil e realizado pela Articulação Colabora Habitação, no Recife com organização do Dona Obra, Abra Arquitetura e Fitá Arquitetura, o evento irá reunir sociedade civil, movimentos, coletivos sociais, organizações do terceiro setor e representantes do poder público e do meio acadêmico para discutir a importância da execução de melhorias habitacionais em construções precárias no Brasil e outros temas correlatos à habitação social. A inscrição é gratuita e pode ser feita no formulário do evento.
Para Mohema Rolim, gerente de Programas da Habitat Brasil e mediadora do painel de encerramento do evento, o cenário é oportuno para a realização do evento e a promoção do diálogo com o poder público, a sociedade civil e os movimentos sociais. “A Virada da Habitação 2023 chega em um momento importante para a cidade do Recife com o recebimento da primeira parcela do investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no programa ProMorar, a reabertura da política nacional de moradia com o lançamento do programa Minha Casa Minha Vida, e a reestruturação do Conselho Nacional das Cidades. É preciso entendermos se, e como, a cidade do Recife vai enfrentar o déficit habitacional de mais de 75 mil unidades”, explicou.
Sorocaba, Itu, Salto, Itapevi, Curitiba, Pelotas, Porto Alegre, São Paulo, Goiânia, Brasília, Rio Grande, Belo Horizonte e Vitória são as cidades que também vão receber programação da 2ª Virada Habitação, que irá abordar desafios e propor soluções para o setor habitacional, respeitando as peculiaridades de cada região. No Recife, também será discutido o Papel Fundamental da Moradia e a sua relação com saúde e bem-estar, além da leitura da carta de propostas da Articulação Colabora Habitação para o Programa Nacional de Melhoria Habitação, com abertura para as contribuições do público durante o evento.
Criada em 2022, a Virada da Habitação surgiu com o propósito de reunir diversos setores para debater questões ligadas à habitação social e à falta de moradia digna que ainda aflige milhões de brasileiros.