Outubro de 2022 foi marcado pela queda nos roubos em Pernambuco. Este foi o 3º mês consecutivo em que as diversas modalidades de Crimes e Violências Patrimoniais (CVPs) reduziram no comparativo com o mesmo período do ano passado.
Na série histórica das estatísticas criminais do estado, 2021 já havia sido um ano com a menor taxa de roubos por 100 habitantes desde 2004, ainda os feminicídios e homicídios de mulheres caíram em 50% e 20,8% respectivamente, como comenta o Secretário de Defesa Social Humberto Freyre: “Mostrando que as ações implementadas e a ampliação da rede de atendimento e proteção a mulher em Pernambuco está surtindo efeito. Recentemente inauguramos uma delegacia da mulher em Salgueiro, uma em Arcoverde, uma em Palmares e outra em Olinda. Entregamos ontem uma nova unidade da delegacia da mulher de Caruaru. Estamos implementando salas de escutas especializadas na maioria dos plantões regionais do nosso estado. E tudo isso fortalece as ações de proteção mulher, a mulher se sente mais acolhida e realmente registra a agressão ainda que verbal já na primeira ocorrência.”
Todas as regiões do estado apresentaram redução dos crimes patrimoniais. O Sertão registrou uma queda de 39,36%, a maior redução, seguido pela região Metropolitana com 15,23%, a Zona da Mata apresentou uma redução de 14,36 % nas denúncias.