A presidente do Partido dos Trabalhadores e deputada federal Gleisi Hoffman (PT-PR) criticou a proposta de fim das reeleições para Presidência da República no país. O comentário, feito em suas redes sociais, é uma resposta a Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que defendeu que o Senado discuta a extinção do processo de manutenção de um mandato para esse cargo.
Segundo Hoffman, “a proposta para acabar com a reeleição de presidentes é oportunista e representa um retrocesso na representação democrática da maioria da população”. Ainda de acordo com ela, essa é essa é uma tentativa de reduzir e usurpar os poderes da Presidência da República.
Pacheco sinalizou, neste domingo, 17, que a discussão dessa proposta será uma prioridade em 2024. O projeto faria parte de um pacote com o objetivo de reformar o processo eleitoral brasileiro. Neste caso, Presidente, Governadores e Prefeitos teriam direito a apenas um mandato de cinco anos. As discussões, que também envolverão a unificação das eleições federais e municipais, devem começar já em fevereiro e partirão de um projeto proposto pelo senador Jorge Cajuru (PSB-SP).
Pacheco comenta sobre a proposta pelo menos desde outubro. Nos últimos meses, o Presidente do Senado também se envolveu em polêmicas ao confrontar o STF com posicionamentos contrários ao da corte e propor tempo de mandato limitado para ministros.