Saiba como prevenir e o que fazer em casos de picada de escorpião

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) foi criado em Pernambuco no ano de 1992 no Hospital da Restauração. Serviço de referência em toxicologia no estado de Pernambuco, atualmente funciona no prédio da antiga sede da Secretaria Estadual de Saúde, na Praça Oswaldo Cruz, bairro da Boa Vista, no Recife e passou a funcionar em regime de plantão 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados, com uma central para sanar dúvidas da população e dos profissionais de saúde, sobre os casos de intoxicações exógenas e acidentes com animais pessonhentos.

Cada vez mais presentes nos centros urbanos, as chances de encontrar um escorpião em casa não são pequenas. Para evitar levar uma picada do animal é necessário tomar alguns cuidados como explica Lucineide Porto, médica toxicologista e coordenadora do CIATox. “A prevenção é a melhor maneira de você evitar qualquer tipo de acidente. No caso de escorpiões que é a notificação mais frequenta no centro de toxicologia, é importante você manter limpa a sua casa, a sua residência e a região peridomiciliar. Então, você tem que evitar o acúmulo de lixo, o lixo orgânico, pois quando você tem lixo, você vai ter a proliferação de pequenos insetos como baratos e as baratas é o principal alimento escorpião. E dentro da residência você ter cuidado em fechar os ralos, as frechas na porta, buraco na parede, então manter sempre sua casa limpa, porque aí você evita ter proliferação de insegtos que são os alimentos de escorpião.”

Com a descentralização da assistência, o tratamento de pacientes intoxicados pode ser feito em qualquer unidade de saúde como PSFs, policlínicas, UPAs e hospitais. A picada de escorpião pode ser letal, por isso é importante entender quais são os sintomas e como realizar o tratamento de uma pessoa que foi picada. De acordo com Lucineide Porto, o atendimento varia dependendo da idade da pessoa. “Sendo Criança, até 12 anos de idade, essa criança precisa ser vista por um médico o mais rápido possível e de preferência no hospital que seja referência para o soro anti escorpiônico. Então no estado de Pernambuco em todos os hospitais regionais dispõem de soro anti escorpiônico e de pessoa habilitado para fazer o tratamento. No caso do adulto é você só lavar o local com água e sabão e você pode procurar o serviço de urgência mais próximo da sua casa, porque o escorpião no adulto ele causa muito dor.”

O CIATox faz o acompanhamento dos pacientes por meio de evolução clínica diária até a alta médica e tem equipes no local atuando 24 horas por dia, com atendimento sendo feito por meio do telefone 0800 722 601.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.