Lenilson Olinto, renomado professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção da UNIVASF, viveu uma experiência negativa na noite desta quinta-feira (25). Enquanto realizava exercícios físicos próximos à igreja matriz da cidade, foi atacado por mais de 10 cachorros de rua. Mordido e arranhado, Olinto é apenas um exemplo de uma preocupante realidade que assola Salgueiro: o aumento dos animais abandonados.
Em sua declaração, Lenilson Olinto não hesitou em destacar a responsabilidade compartilhada entre o poder público e a comunidade local. Ele ressaltou que, embora seja fundamental que as autoridades tomem medidas para controlar a população de cães de rua, cada indivíduo também desempenha um papel crucial na resolução desse problema.
Diante desse cenário, é imperativo que o poder público em Salgueiro implemente medidas eficazes para lidar com a questão dos cães de rua. Isso pode incluir programas de esterilização em massa, campanhas de conscientização sobre a importância da adoção responsável e da esterilização de animais de estimação, bem como o reforço das leis que regulamentam a posse responsável de animais.