Jandeir Dias foi um jovem talentoso que desempenhou importantes papéis no ramo artístico em Salgueiro-PE. Jandeir foi um multiartista: formado em filosofia, pintor, artista plástico, bem como artista teatral atuando como roteirista, cenografista, diretor e ator. Desenvolveu vários espetáculos desde 2006, os quais levaram o nome da cidade de Salgueiro para diversos festivais e mostras de teatro em todo sertão pernambucano, chegando até a capital pernambucana, Recife.
Por muitos anos seu grupo teatral, Togarma, foi o único atuante na cidade. Jandeir faleceu em
28 de outubro de 2015 aos 32 anos em decorrência de problemas de saúde.
Como forma de homenagear e celebrar sua obra, será realizada uma semana de exposição em comemoração aos 39 anos do artista. Na amostra, a vida, história e luta de Jandeir, não só como a pessoa incrível que ele foi, mas também as dificuldades de um jovem sertanejo que sonhava e respirava arte, que nunca decaiu mediante as dificuldades da área. Serão expostas obras de Jandeir, tais como suas esculturas em biscuit, figurinos, cenários dos espetáculos, fotos com legendas explicativas dissertando como foi desenvolvida cada obra e por fim, fotos relembrando momentos marcantes e importantes de sua trajetória e através delas, contar sua história e como ele conseguiu conquistar o público Salgueirense.
A exposição acontece nos dias 21, 22,23 e 24 de junho na Casa da Cultura de Salgueiro.
Nesta sexta-feira (17), na Salgueiro FM, a atriz e artísta plástica Isadora Dias, sobrinha de Jandeir, trará mais detalhes sobre a exposição.