A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Salgueiro promoveu uma série de ações neste mês de abril. Com um planejamento estratégico em andamento, diversas iniciativas foram organizadas para atender as necessidades da saúde publica .
Entre as principais atividades, destaca-se a reunião de planejamento com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que ocorreu no início do mês, visando alinhar as ações de saúde. A equipe da FAV também participou de uma reunião para discutir parcerias e estratégias de atendimento.
O mês foi marcado pelo início da coleta de sangue na zona rural, começando pela localidade de Pau Ferro. Além disso, o ambulatório de fisioterapia foi inaugurado, ampliando o acesso a tratamentos essenciais.
Duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Cohab e a Monte Alegre I e II, realizam mutirões de testes rápidos, proporcionando um acesso facilitado aos exames. Durante a semana de 7 a 11 de abril, aconteceu a 1ª Semana dos Pais Atípicos, uma iniciativa que visa acolher e informar as famílias.
No dia 9, a coleta de sangue se estendeu à zona rural de Umãs, enquanto no dia 10, foi inaugurado o tão aguardado Castramóvel municipal, que já está contribuindo para o controle populacional de animais na cidade.
A programação do mês ainda incluiu a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que ocorreu nos dias 24 e 25, em celebração ao 18º aniversário do CAPS. O Abril Verde, uma campanha de conscientização, foi promovida na UPA 24h com palestras sobre segurança e saúde no trabalho.
A coleta de sangue continuou em diversas localidades, incluindo Conceição das Crioulas, IV Distrito e Atikum. Por fim, a vacinação contra a influenza foi realizada para os profissionais da 8ª BPM, reforçando a importância da imunização.
Destaque para o trabalho da secretária de saúde, Claudia Pereira, que assumiu uma secretaria sucateada e já tem feito entregas importantes . Pereira faz muito com pouco, e já desponta como uma das secretarias mais bem avaliadas no governo Fábio Lisandro .