Secretários tratam da exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes, em evento articulado pelo The Freedom Fund

Fotos: Divulgação/SCJ-SJDH

O encontro de Revisão da Estratégia do Programa Com.Direitos, da ONG americana The Freedom Fund, foi tratado nesta quinta-feira (18/07) em evento no bairro de Boa Viagem, no Recife, com a presença de representes das organizações envolvidas no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na ocasião, o Governo de Pernambuco foi representado pelos seus secretários de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joana Figueiredo, e da Criança e Juventude, Ismênio Bezerra.

No momento foram avaliados os objetivos, resultados e entregas realizadas pela ONG em parceria com os entes envolvidos com a temática, além de discutidas melhorias nas políticas de enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCCA), com foco na Região Metropolitana do Recife (RMR), demonstrando um modelo viável para outras áreas do Brasil.

Fotos: Divulgação/SCJ-SJDH

“Há um acompanhamento direto da governadora Raquel Lyra no que diz respeito a esta pauta. Vamos juntar as mãos para que possamos alcançar uma sociedade onde os direitos sejam garantidos e nossas crianças e adolescentes livres de preconceitos e discriminações”, ressaltou a secretária da SJDH, Joana Figueiredo.

Para o secretário da SCJ-PE, Ismênio Bezerra, o Brasil vem apresentando um cenário de violência sexual muito expressivo, especialmente, no que diz respeito ao público feminino. Ainda segundo o gestor, sob essa perspectiva, “o Estado vem liderando a construção do Observatório da Primeira Infância, instrumento que irá reunir todos os atores envolvidos com a temática, a fim de condensar uma base única de dados, com todas as fontes e informações possíveis, para fortalecer os avanços nas estratégias de proteção e defesa das crianças, adolescentes e jovens em Pernambuco”.

A melhoria na preparação das autoridades policiais na investigação de casos e processos foi uma das métricas avaliadas no Seminário. De acordo com a Gerente Sênior de Programas The Freedom Fund, Débora Aranha, “a exploração sexual de crianças e adolescentes é uma violência inaceitável, equivalente a escravidão moderna e, infelizmente, ainda uma realidade, que precisa da colaboração e engajamento de todos”.

Além dos secretários do Governo de Pernambuco, a mesa foi composta por Débora Aranha, Gerente Sênior de Programas The Freedom Fund; André Fidelis, representante da Rede Estadual de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual do Estado de Pernambuco; Walkiria Alves, Secretária da Mulher da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho; Camila Borges, Gerente da Média Complexidade da Assistência Social; e Rosely Chaves, Secretária Executiva de Política sobre Drogas , da Secretaria de Assistência social de Olinda.

ONG – Freedom Fund é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a identificar e investir nos esforços de linha de frente mais eficazes para acabar com a escravidão. Em 2017, a Organização Internacional do Trabalho relatou que em qualquer dia de 2016, havia 40 milhões de pessoas vivendo em escravidão moderna em todo o mundo, em uma ampla gama de indústrias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.