A escola do SENAI Petrolina realizou, na noite desta quarta-feira (19), a formatura de mais de 200 alunos dos cursos técnicos de Administração, Eletromecânica, Alimentos, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Refrigeração e Climatização. Na abertura da solenidade, marcada por momentos de muita emoção e alegria, o público assistiu a um vídeo com a diretora regional do SENAI Pernambuco, Camila Barreto. Na sequência, os novos profissionais do concorrido mercado de trabalho do Vale do São Francisco, foram saudados pela presidente da mesa e gerente de Educação Profissional da instituição, Tatyana Gugelmin.
Lembrando as comemorações de 80 anos de existência da entidade, Gugelmin revelou que 94% das empresas preferem formandos do SENAI e que oito em cada 10 ex-alunos de cursos técnicos estão empregados um ano após a conclusão. Vale lembrar que Pernambuco deverá formar mais de 2 mil trabalhadores em ocupações industriais de nível técnico para ocupar as novas oportunidades projetadas para o estado em 2023.
Após a leitura do juramento, feita pelo formando do curso técnico em Eletrotécnica, Clênio Leite Guimarães, os concluintes receberam os certificados e a oradora das turmas, Rosália da Conceição Pereira, do curso de Administração, agradeceu o aprendizado e o crescimento vivenciados na escola. “Aprendemos cada uma das lições e estamos prontos para dar a nossa contribuição no grande desafio que é aumentar a produtividade das indústrias regionais”, ressaltou, agradecendo também aos familiares e amigos.
Ainda durante a solenidade, que contou com a presença de representantes do Conselho Empresarial do Sistema FIEPE, o público ouviu os pronunciamentos da gestora Escolar do SENAI Petrolina, Carol Campos; do patrono dos formandos e diretor regional do Sistema FIEPE, Albânio Venâncio; e do paraninfo das turmas, o docente da área de Eletrotécnica, Thazio Augusto Oliveira Lima.