A 2ª edição do Encontro do Pacto Nacional da Primeira Infância acontecerá nesta terça-feira (10), a partir das 8h30, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). Em celebração aos cinco anos da assinatura do Pacto, o Tribunal de Justiça (TJPE), assim como todas as instituições pernambucanas que assinaram o acordo, reafirma o compromisso de prestar atenção integrada à Primeira Infância.
O Pacto da Primeira Infância determina o papel do Estado acerca da proteção de direitos fundamentais e reconhece a necessidade de políticas públicas que acatem crianças em situação de risco e vulnerabilidade.
A programação do evento contará com a participação da Companhia Fiandeiros de Teatro, que realizará uma apresentação de relatos sobre o papel da arte no desenvolvimento das crianças, mediada pela psicóloga da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do TJPE, Kátia Assad.
Durante o evento, também será realizada a entrega de certificados às empresas que contribuem para o programa de apadrinhamento financeiro da capital, Estrela Guia. Dentre elas está o grupo Pernambuco dá Sorte, a Associação dos Amigos da Justiça de Pernambuco (AAJUPE), a Associação Pró-Adoção e Convivência Familiar Gead Recife e a OPIMED Aparelhos Auditivos. Após a entrega, signatários do Pacto realizarão uma apresentação sobre suas experiências institucionais. A programação completa pode ser conferida no link.
Livro
A solenidade vai promover ainda a divulgação do convite de lançamento do livro “Vovó é fera, Vovô só fala m#$@! Foi Louco, Mas é Verdade!!!”, de autoria do desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, presidente do TJPE no biênio 2022/2024. Além disso, serão divulgados os livros “Cadernos de Modelos Judiciais da Infância e Juventude” e “Atos normativos da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco”, ambos elaborados pela Infância e Juventude (CIJ).