Enfrentar os desafios da saúde menstrual requer uma abordagem abrangente que reúne educação e conscientização, acesso a produtos, condições de higiene e infraestrutura adequada para mulheres, meninas e pessoas que menstruam. Em mais uma ação com a temática “Dignidade Menstrual”, o Transforma Petrolina atendeu mais de 80 mulheres para compartilhar conhecimento e expandir as informações sobre o assunto.
A atividade contou com a parceria da Neoenergia Pernambuco, que fez a doação de absorventes para as mulheres. A programação também contou com uma palestra acessível e informativa sobre a saúde da mulher, ministrada pela médica voluntária Mariana Afra Carvalho. A ação atendeu mulheres de três instituições sociais de Petrolina, sendo alunas e mães de estudantes da APAE, mulheres acolhidas pelo Centro de Recuperação Evangélica Livres Para Servir (CRELPS) e Maanaim Feminino.
Para a médica voluntária, Mariana Afra Carvalho, a palestra busca esclarecer diversos temas sobre a saúde, desmistificar tabus sobre a menstruação e garantir o direito à dignidade menstrual. “Me sinto feliz em ser voluntária em mais uma ação do Transforma Petrolina. Pra mim é gratificante compartilhar assuntos que transformam a vida dessas mulheres através de uma linguagem simples e direta e com uma comunicação acessível e acolhedora”, destaca.
De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, ações como essa serão permanentes dentro do programa. “A atividade busca enfrentar o estigma e vergonha associado à menstruação, normalizar a experiência das pessoas e, ao mesmo tempo, acolher essas mulheres e ouvi-las”, afirma.