A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC, na sigla em inglês), a agência especializada em câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), deve declarar o adoçante aspartame como potencialmente cancerígeno em breve.
Veja abaixo outros alimentos considerados cancerígenos pelas autoridades de saúde:
ALIMENTOS PROCESSADOS
Para a prevenção do câncer, o INCA recomenda evitar o consumo de carnes processadas, tais como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela e peito de peru defumado, pois não há limite seguro de ingestão.
BEBIDAS ALCOÓLICAS
Segundo as autoridades de saúde, bebidas alcoólicas não devem ser consumidas, pois favorecem o desenvolvimento de diversos tipos de câncer.
Estudos mostram que consumir bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer, como boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama.
PREVENÇÃO DE CÂNCER
Ter uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e evitar os alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou para aquecer, bebidas adoçadas, entre outros, podem prevenir o câncer.